Categorias Notícias

Foxbit lança plataforma para tokenização de ativos

A exchange brasileira Foxbit lançou recentemente o Foxbit Tokens, produto que visa transformar ativos reais em ativos digitais. Com isso, a exchange dá mais um passo no mercado de criação, comercialização e utilização de tokens em tecnologia blockchain.

Recentemente, exchanges brasileiras como o Mercado Bitcoin e a própria Foxbit começaram a tokenização de ativos por meio de precatórios. No entanto, o Foxbit Token é um passo além, pois tem como objetivo tokenizar ativos de empresas.

Nesse sentido, a solução facilita a captação de investimento através da emissão de tokens que podem ser comprados no mercado. A medida traz inovação, agilidade, acessibilidade e aumento de liquidez nas transações.

Os tokens são criados através da blockchain e as negociações ocorrem na plataforma da Foxbit. É possível tokenizar desde títulos de investimento, commodities (ex: soja, açúcar, gado), ativos imobiliários, até obras de arte, programas de pontos e direitos autorais. Em seguida, esses tokens são listados para negociação na plataforma.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Processo de tokenização

A tokenização é a aliada perfeita para empresas e investidores financeiros alcançarem novas formas de relacionamento econômico. Com a liquidez digital da tokenização, qualquer mercado pode se beneficiar de maior liquidez financeira.

Por exemplo, os tokens são negociados 24 horas por dia, sem fins de semana ou feriados. Adicionalmente, qualquer investidor no mundo pode comprá-los facilmente. Dessa forma, a tecnologia facilita e torna mais barata a negociação de ativos.

“Percebemos no mercado que diversos setores de negócios e empresas já estão tokenizando seus ativos para capitalizar mais dinheiro para investimentos. A Foxbit Tokens vai possibilitar que o público final também enxergue nestes ativos uma grande oportunidade de rentabilidade, muitas vezes com retornos superiores à renda fixa”, revela Ricardo Dantas, CO-CEO da Foxbit.

O processo de tokenização ocorre por meio de quatro etapas:

  • Estruturação: o Foxbit Tokens avalia o ativo que o emissor quer tokenizar. Se o token estiver dentro dos requisitos, é desenvolvido um contrato jurídico;.
  • Emissão: fase na qual a tokenização de fato acontece, transformando o ativo real em digital de maneira segura e imutável. O token, bem como seu contrato inteligente, é configurado e criado na blockchain Ethereum ou similar;
  • Listagem ou Distribuição: nesta fase, os tokens são ofertados publicamente dentro da plataforma da Foxbit. Aqui, os investidores podem finalmente adquirir a quantidade de tokens que desejam;
  • Governança: depois de obterem os tokens, os investidores têm direito ao retorno de seus investimentos. Eles também podem acompanhar todo o projeto de forma autônoma, auditável e transparente.

Maior liquidez e oportunidades

Como funciona 24 horas todos os dias, o Foxbit Tokens abre para as empresas um aumento na comercialização e democratização dos ativos. Ao mesmo tempo, a tokenização facilita o fracionamento de ativos com baixa liquidez, abrindo maiores oportunidades para os investidores.

Além disso, uma das grandes vantagens é a segurança, transparência e facilidade ao acesso às transações, por meio da tecnologia Blockchain.

“Com o auxílio da tecnologia Blockchain, qualquer ativo, de qualquer empresa, pode se tornar um ativo digital, ser fracionado em diversas partes e disponibilizado para investidores, sem chances de fraudes ou falsificações. Isso é realizado por meio dos Smart Contracts, que garantem a validação jurídica das transações”, resume Dantas.

Leia também: Prepare-se para o Bear Market de 2022, diz analista

Leia também: Protocolo DeFi Visor Finance é hackeado em mais de US$ 8 milhões; token desaba 95%

Leia também: Bitcoin sobe 1,2%; Solana sobe 3,3% ; Cardano sobe 7,9% e Terra sobe 16%. Mercado de criptomoedas entra em recuperação

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.