Economia

Executivo da Binance é transferido para cela subterrânea na Nigéria

O executivo sênior da Binance, Tigran Gambaryan, que está detido na Nigéria desde fevereiro, foi encarcerado em uma prisão administrada pela agência anti-corrupção da Nigéria após cinco semanas de detenção em uma “casa de hóspedes” do governo.

De acordo com um oficial familiarizado com o caso, ouvido pelo portal DL News, as autoridades transferiram o executivo para evitar que ele escapasse da custódia depois que seu colega, Nadeem Anjarwalla, conseguiu ludibriar os guardas e voar para fora da Nigéria em 22 de março.

Gambaryan, que foi acusado junto com a Binance de lavagem de dinheiro e violações fiscais, compareceu ao tribunal na quinta-feira parecendo abatido e desanimado.

Executivo da Binance vai para cela subterrânea

Com o seu interrogatório adiado até 19 de abril após erros de procedimento dos oficiais, Gambaryan ficará no porão do escritório central da Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros em Abuja, a capital da Nigéria.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme apurou a reportagem, as celas para quatro pessoas da instalação têm camas de acampamento, muitas sem lençóis. Além disso, conta com uma modesta clínica para atendimento de emergência aos presos.

“Alguns esforços foram feitos para o seu conforto”, disse o oficial ao DL News. “Ele tem lençóis limpos e um chuveiro que se supõe ser comunitário, mas que ele tem só para ele.”

Na casa de hóspedes, havia uma arrumadeira e Gambaryan tinha smoothies frescos todas as manhãs, apurou o DL News. Além disso, ele tinha acesso ao seu telefone e podia se comunicar com sua família, embora sob guarda.

Desde o início desta crise em fevereiro, Gambaryan tem sido uma peça no confronto entre a maior exchange de criptomoedas do mundo e os líderes da nação mais populosa da África.

Detenção de Gambaryan

Gambaryan é o chefe da unidade de conformidade com crimes financeiros da Binance, de acordo com seu perfil no LinkedIn. Como tal, ele não tem autoridade de decisão quando se trata das operações globais da empresa.

Autoridades nigerianas obrigaram Gambaryan a entregar seu passaporte dos Estados Unidos semanas atrás quando autoridades de segurança estaduais o detiveram juntamente com Anjarwalla, após sua chegada à Nigéria para discutir as reclamações do governo sobre as operações da exchange de criptomoedas.

Anjarwalla, um advogado britânico, fugiu da Nigéria após ser levado a uma mesquita próxima para orar. Ele conseguiu escapar do país usando um passaporte que havia escondido de seus captores.

A fonte do DL News informou que a transferência de Gambaryan é uma escalada direcionada pelo governo para forçar uma resposta da Binance.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.