Categorias Notícias

Ex-executivo da OpenSea é acusado de negociação com informações privilegiadas

Promotores dos Estados Unidos indiciaram na quarta-feira (1º) o ex-chefe de produtos da plataforma de tokens não fungíveis (NFTs) OpenSea.

Eles acusaram Nathaniel Chastain de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro após um escândalo de insider trading. Ou seja, negociação de ativos com base em informações privilegiadas e confidenciais.

O comunicado oficial afirmou que este caso foi o primeiro esquema de negociação privilegiada de ativos digitais.

Insider trading com NFTs

Chastain, de 31 anos, morador de Manhattan, comprou 45 NFTs em 11 ocasiões diferentes com base em informações confidenciais. Ele soube, previamente, que os tokens estariam em breve disponíveis na home page da OpenSea.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com os promotores, Chastain escolheu quais NFTs apresentar na home page. Em seguida, vendeu seus ativos digitais a preços mais altos.

Segundo os promotores, de maneira geral, ele vendeu os NFTs por preços de duas a cinco vezes maiores do que os preços de compra.

Em 14 de setembro de 2021, por exemplo, ele supostamente mais do que quadruplicou seu dinheiro. Ele comprou o NFT “Spectrum of a Ramenfication Theory” naquele dia e o vendeu no início da manhã do dia seguinte.

Conforme informaram os promotores, o esquema ocorreu de junho a setembro de 2021. Chastain realizou transações por meio de carteiras Ethereum anônimas na OpenSea.

“Os NFTs podem ser novos, mas esse tipo de esquema criminoso não é”, disse o procurador dos EUA Damian Williams em um comunicado em Manhattan. “As acusações de hoje demonstram o compromisso deste escritório em acabar com o uso de informações privilegiadas – seja no mercado de ações ou na blockchain”.

Chastain se declarou inocente

Ainda na quarta-feira, ele se declarou inocente das acusações de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Cada um dos crimes tem pena máxima de 20 anos de prisão. A fiança foi fixada em US$ 100.000.

“Quando todos os fatos forem conhecidos, estamos confiantes de que ele será exonerado”, disse à Reuters o advogado de Chastain, David Miller.

Enquanto isso, a OpenSea afirmou à reportagem que quando soube do comportamento de Nate, iniciou uma investigação. E, por fim, pediu que ele deixasse a empresa.

“Como o principal mercado web3 do mundo para NFTs, confiança e integridade são essenciais para tudo o que fazemos. Seu comportamento violou nossas políticas de funcionários. Além disso, está em conflito direto com nossos valores e princípios fundamentais”, disse a OpenSea.

O diretor-assistente do FBI, Michael J. Driscoll, disse que a agência “vai continuar a perseguir agressivamente os atores que optam por manipular o mercado dessa maneira”.

Leia também: Itaú coordenará emissão de primeiras debêntures tokenizadas do Brasil

Leia também: Mark Cuban diz que Bear Market é bom para o mercado

Leia também: Rede da Solana tem novo problema e fica offline por quase sete horas

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.