Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Investimento

Itaú coordenará emissão de primeiras debêntures tokenizadas do Brasil

  • Por Luciano Rocha
  • - 02/06/2022
  • às 13:03
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Itaú coordenará emissão de primeiras debêntures tokenizadas do Brasil
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Vórtx QR Tokenizadora iniciou na quarta-feira (1) as operações da primeira tokenizadora regulada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM). Como resultado, esta será a primeira plataforma baseada em tokens regulada para o mercado de capitais.

O Itaú BBA, divisão de investimentos do Itaú, será um dos primeiros emissores de ativos tokenizados na plataforma. Nesse sentido, o banco coordenará a emissão das primeiras debêntures tokenizadas do Brasil.

Quem também emitirá ativos na plataforma é a gestora QR Capital, com o QR Rispar Crédito Cripto. O fundo também é pioneiro: lançado pela QR Asset, ele investe em Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) garantidas por Bitcoin (BTC). Trata-se do primeiro fundo deste tipo lançado por uma gestora no Brasil.

Debêntures e fundos tokenizados

As cotas dos investimentos já estão disponíveis para os investidores, que podem adquiri-las na plataforma da Vortx QR Tokenizadora. No caso do QR Rispar, foram tokenizados R$ 5 milhões em contas do fundo, todas disponíveis para compra na tokenizadora.

Com a emissão, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) da QR Asset se torna o primeiro fundo regulado tokenizado da América Latina. 

“Estamos trabalhando neste projeto há muito tempo e é ótimo vê-lo finalmente em plena operação, ainda mais com grandes parceiros, como o Itaú BBA. Sem dúvida, trata-se de uma operação inovadora e pioneira que revolucionará o segmento”, comemora Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx.

Para Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, a tokenizadora abre espaços antes inexistentes no mercado. Nesse sentido, a plataforma democratiza o acesso a ativos financeiros muito importantes, trazendo maior liquidez com negociações no mercado secundário.

Ativos como debêntures e fundos específicos, por exemplo, só eram disponíveis a certos tipos de investidores. Por meio da tokenização, os investidores de varejo também podem ter acesso a esse tipo de token. 

“É um momento histórico para o mercado financeiro brasileiro, que reforça seu pioneirismo andando lado a lado com a inovação do mercado de criptoativos e blockchain”, afirmou o CEO.

Apoio da rede Hathor

Para executar suas operações, a Vórtx QR Tokenizadora executará suas transações na Hathor Network, blockchain criada por brasileiros. A rede tem como diferencial o alto poder de escalabilidade, capacidade para processar 200 transações por segundo.

Embora pareça um número baixo, a Hathor consegue processar 13 vezes mais transações do que o Ethereum (ETH), por exemplo. Nesse sentido, Yan Martins, CEO da Hathor Labs, a iniciativa eleva o valor da Hathor para outro patamar.

“Esse processo começou há mais de um ano e envolveu uma criteriosa avaliação da rede pela CVM, o que demonstra o quanto a tecnologia da Hathor é capaz de suportar projetos de diferentes portes. Poucas redes no mundo são autorizadas a rodar um produto financeiro regulado como a Vórtx QR Tokenizadora e a Hathor Network se torna uma pioneira no mercado blockchain”, afirma.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, a Vórtx Tokenizadora foi admitida no sandbox regulatório da CVM em outubro. A ferramenta tem como objetivo estimular o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no mercado de capitais brasileiro, algo que a tokenizadora promete fazer.

Leia também: FTX passa a Coinbase entre as maiores exchanges do mercado

Leia também: Mark Cuban diz que Bear Market é bom para o mercado

Leia também: Rede da Solana tem novo problema e fica offline por quase sete horas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.