Categorias Notícias

Engenheiro da Ripple Labs divulgam esboço de sistema de transações privadas na blockchain do XRP

Uma nova proposta foi submetida no GitHub pelos desenvolvedores de software da Ripple Labs no início desta semana, permitindo que os usuários realizem transações privadas entre si usando o XRP Ledger.

De acordo com Nik Bougalis, um dos engenheiros da Ripple, ele e um grupo de outros desenvolvedores da Ripple projetaram um novo sistema de pagamento privado para o XRP Ledger que tem como objetivo proteger os usuários contra ataques maliciosos de terceiros.

Esse sistema funcionaria através de “tags ocultas”, que apresentam uma série de números que teriam significado apenas para o destinatário final da transação e pareceriam aleatórios para todos os outros que olhassem a blockchain. “Se as tags ocultas estiverem em uso, um invasor capaz de observar todas as transações de pagamento não poderá isolar um par de transações que se refiram à mesma tag”, disse Bougalis.

Facilidade para quem utiliza exchanges

As exchanges de criptomoedas mantêm os tokens XRP dos usuários no mesmo endereço de carteira, que é separado em várias sub-carteiras. Para diferenciar os diferentes endereços, as sub-carteiras usam tags de origem e destino de 32 bits para identificar um destinatário da transação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Normalmente, as tags são visíveis por todos que olharem o XRP Ledger e, se usadas com freqüência, podem ser associadas a um usuário específico – assim como um endereço de Bitcoin. Algumas exchanges já geram novas tags para cada transação, mas há um número finito de tags disponíveis. Embora esse não seja um problema imediato, chega um momento em que as exchanges não conseguem gerar novas tags.

A proposta de Bougalis também significaria que os usuários poderiam ativar ou desativar as tags ocultas. Eles funcionariam como uma única função: impedir que a rede fique sobrecarregada.

O uso de tags ocultas não apenas protege a identidade dos usuários, mas também atua como uma “solução alternativa” eficaz para preservar o número de tags de destino e de origem disponíveis para exchanges, acrescentou Bougalis. Como as tags ocultas alavancam uma infraestrutura de tags existente em exchanges, ainda não se sabe se os usuários que enviam XRP entre carteiras particulares poderiam fazê-lo em particular.

Embora a proposta tenha sido incluída no GitHub, ainda não é certo se ela será implementada ou servirá apenas como um estudo teórico.

Leia também: Depois do Brasil, Santander anuncia pagamentos com Ripple para o México

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.