Categorias Notícias

Empresa de Salvador cria programa para auxiliar pessoas a declararem operações com criptomoedas no Brasil

Desde 01 de agosto, as novas instruções normativas sobre a declaração de operações com criptomoedas à Receita Federal estão em vigor. No entanto, ainda existe muita confusão e dúvidas em torno das exigências da Receita e do preenchimento dos formulários de informações.

E foi para aproveitar esse nicho de mercado que o profissional de TI Leandro Oliveira, proprietário da empresa de tecnologia TInsights (sediada em Salvador/BA), decidiu criar um programa para auxiliar as pessoas que deverão enviar essas informações. Chamado CriptoBR, o sistema foi lançado no dia 05 de agosto, mas será disponibilizado ao público na próxima quarta-feira, 14 de agosto.

“A proposta do CriptoBR é ser uma ferramenta, pois há hoje uma dificuldade das pessoas em saber como elas se encaixam para o envio dessas transações. Também é dar gestão as pessoas que trabalham com criptomoedas, registrando seus lançamentos. E como facilitador, ele poderá ao final do mês gerar o arquivo pedido pela RFB”, afirmou Oliveira, que possui mais de 10 anos de experiência na área.

Segundo Oliveira, a ferramenta foi criada para pessoas físicas e jurídicas que não utilizam corretoras (vendedores P2P podem se beneficiar de seu uso) ou que utilizam corretoras sediadas fora do Brasil. O CriptoBR foi criado totalmente com base na Instrução Normativa 1.888, de modo que a pessoa que for utilizá-lo, precisa conhecer bem a norma.

“É importante que a pessoa que for utilizar entenda da normativa, pois não damos nenhuma consultoria jurídica nem contábil. Inclusive toda informação prestada é responsabilidade da pessoa, não é feita nenhuma manipulação dos dados”, explicou.

A ferramenta dará ao usuário controle sobre diversas informações, inclusive registros de operações e informações gráficas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Há o controle de clientes e exchanges (são os envolvidos nas operações) e o registro das operações (compra, venda, permuta, etc). Além disso, há a geração do arquivo final no padrão da RFB. Ou seja, algo simples e intuitivo pra quem já atua na área.”

O CriptoBR é um sistema baseado na web. Dessa forma, ao comprá-lo, a pessoa adquire a licença de uso do sistema. Não há necessidade de instalar nenhum aplicativo no computador pois ele funciona pelo navegador.

Oliveira também anunciou que pretende disponibilizar uma página especial nesta quarta-feira, 14 de agosto, para apresentar melhor a ferramenta e orientar os clientes sobre como podem adquiri-la.

“Nessa semana (quarta-feira), estarei disponibilizando uma landing page falando de forma breve do que se trata o CriptoBR e como adquiri-lo. Nessa landing page será mostrado também quais são os proximos passos da ferramenta (novidades que serão lançadas com as datas previstas)”, finalizou Oliveira.

Leia também: Hoje começa a valer a nova norma da Receita Federal para o mercado de Bitcoin e criptoativos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.