Categorias Notícias

El Salvador relança carteira Chivo e implanta 1.500 ATMs de BTC após ignorar recomendações do FMI

Desde que adotou o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal em setembro do ano passado, El Salvador vem enfrentando alguns obstáculos, entre eles, a forte oposição do Fundo Monetário Internacional (FMI), além de problemas de operação e segurança com a carteira de Bitcoin Chivo.

Quanto ao FMI, o governo salvadorenho liderado por Nayib Bukele já rechaçou as recomendações de abandonar o uso da criptomoeda apesar dos supostos riscos à estabilidade financeira citados pela entidade.

Ao mesmo tempo, o governo está relançando a Chivo e buscando ampliar o uso da criptomoeda entre os salvadorenhos. Para isso, anunciou que vai implementar 1.500 caixas eletrônicos de Bitcoin.  

Relançamento da carteira Chivo

Um dos maiores desafios enfrentados por El Salvador é a carteira Chivo, alvo de críticas e denúncias. Conforme noticiado pelo CriptoFácil, os usuários salvadorenhos já disseram que não confiam na carteira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, houve centenas de casos de roubo de identidade bem como sumiço de Bitcoin relatado por usuários.

Diante disso, o governo está reformulando a carteira através de uma parceria com o provedor de infraestrutura AlphaPoint. A ideia é focar em aspectos como estabilidade, tempo de atividade, escalabilidade e impacto social.

Como resultado, espera-se que a carteira atualizada realize transações instantâneas de Bitcoin com taxas baixas – simplificando pagamentos domésticos – e solucione os problemas citados.

Na prática, o processo permitirá a integração da Lightning Network para as transações por meio de endereços QR e Lightning.

Expansão da Chivo Wallet

De acordo com o presidente Bukele, Chivo já é utilizada por 2,1 milhões de salvadorenhos. Isso corresponde a 75% da população. Agora, a ideia é expandir essa base de usuários.

“El Salvador e o presidente Bukele estão realmente liderando globalmente com este primeiro grande experimento de adoção do Bitcoin ao nível nacional. Ninguém mais tentou executar um projeto dessa natureza. Nós da AlphaPoint temos a honra de estar envolvidos no processo e fornecer soluções confiáveis ​​e dimensionadas necessárias para esse esforço”, disse o CEO e cofundador da AlphaPoint, Igor Telyatnikov.

Em um comunicado oficial, o governo de El Salvador afirmou que o objetivo de Bukele com Chivo é “proporcionar a milhões de salvadorenhos a oportunidade de conhecer as vantagens de usar Bitcoin, acessar serviços financeiros, pagar por bens e serviços, bem como a possibilidade de receber e enviar remessas sem cobrar comissões.”

Leia também: Entenda o que é o metaverso e como investir 

Leia também: Binance fornece à polícia alemã informações sobre supostos cúmplices de ataque terrorista

Leia também: Reviravolta? Ministro de Finanças da Rússia sugere que bancos vendam criptomoedas 

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.