Mercado

El Salvador irá debater com FMI estratégia dos Bitcoins Bonds

A delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) reuniu-se com representantes do governo de El Salvador em 30 de janeiro, durante a visita anual do organismo a seus países membros.

A visita teve como objetivo revisar o Artigo IV do acordo constitutivo do FMI, que prevê reuniões periódicas para avaliar a economia e as finanças públicas do país. Durante sua estada, os delegados se reuniram com instituições financeiras, economistas, empresários, entre outros atores locais.

A conclusão das avaliações resultará em um relatório enviado às autoridades salvadorenhas nos próximos meses. Embora não haja informações detalhadas sobre as conversas, há grande expectativa pelo conteúdo do relatório, especialmente depois do recente pagamento de US$ 800 milhões em dívidas pelo governo de El Salvador.

El Salvador

O pagamento foi feito apesar de questionamentos de economistas, devido à decisão do presidente Nayib Bukele de declarar o Bitcoin como moeda legal. Além disso, segundo informações os representantes de El Salvador debateram com o FMI a estratégia do Bitcoin Bonds e como ela deve beneficiar o país.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Já o ministro da Fazenda, Alejandro Zelaya, destacou o pagamento da dívida como uma conquista e garantiu que o governo está disposto a honrar todas as suas dívidas.

O maximalista do Bitcoin, Max Keiser, usou sua conta oficial no Twitter cpara comemorar o pagamento e ressaltar que ele representa a vitória do Bitcoin e da liberdade sob o FMI e os governos, algo como BTC vencendo a mão oculta do estado.

Enquanto isso, Todd Martinez, chefe de análise e classificação de crédito soberano na América Latina da Fitch, considerou a visita do FMI positiva e destacou que ela mostra o compromisso de ambas as partes.

No entanto, ele não prevê nenhum progresso em relação aos aspectos críticos, como a adoção do bitcoin, questões de governança e ajuste fiscal, que foram pontos de atrito entre o governo de El Salvador e o FMI.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.