Categorias Notícias

Donald Trump fala pela primeira vez sobre Bitcoin e afirma que a única moeda dos EUA é o dólar

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump resolveu manifestar sua opinião a respeito do Bitcoin e aproveitou para falar também da criptomoeda do Facebook, a Libra. Para isso, Trump fez uso do seu método habitual: o Twitter.

Em uma mensagem postada nesta quinta-feira, 11 de julho, Trump abordou ambos temas e finalmente mostrou sua posição quanto ao Bitcoin. Como esperado, o presidente criticou o mercado de criptoativos como um todo, utilizando as mesmas objeções da maioria dos críticos.

“Eu não sou fã de Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado em nada. Os criptoativos não regulamentados podem facilitar comportamentos criminosos, incluindo tráfico de drogas e outras atividades ilegais.”

Em seguida, Trump comentou sobre a Libra, criptomoeda anunciada pelo Facebook. Ele fez pouco caso da iniciativa e alegou que a criptomoeda não terá grande importância. Trump também afirmou que o Facebook deve procurar os meios “legais” para conseguir fornecer serviços financeiros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Da mesma forma, a ‘moeda virtual’ do Facebook Libra terá pouca importância ou confiabilidade. Se o Facebook e outras empresas querem tornar-se bancos, eles devem buscar uma nova Carta Bancária e ficar sujeitos a todos os Regulamentos Bancários, assim como outros bancos, nacionais e internacionais.”

Por fim, Trump reforçou sua defesa da moeda norte-americana, o dólar, que, segundo ele, “está mais forte do que nunca”.

“Nós temos apenas uma moeda real nos EUA e ela está mais forte do que nunca, segura e confiável. É de longe a moeda mais dominante em qualquer parte do mundo, e será sempre assim. Essa moeda é o dólar dos Estados Unidos!”

Trump parte para o ataque

Esta é a primeira vez que Donald Trump expõe abertamente sua opinião sobre o Bitcoin e criptomoedas. E, no seu estilo habitual, ele resolveu partir para o ataque contra dois grandes players do mercado.

O Bitcoin, como maior criptomoeda em valor de mercado, representa uma forte ameaça potencial à hegemonia do dólar. Dólar esse que, apesar da retórica do presidente sobre sua força, poderá sofrer caso o governo pressione por mais cortes de juros na economia norte-americana.

A Libra, por sua vez, conta com apoio do efeito de rede do Facebook, que possui mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo – quase 25% da população global. Tal rede de usuários pode fazer da criptomoeda uma ferramenta para a inclusão financeira de milhões de pessoas que, hoje, não são abarcadas pelo dólar.

Vejamos qual será a repercussão da fala de Trump nas investigações feitas pelo congresso dos EUA sobre a Libra e também nas revisões dos pedidos de ETFs lastreados em Bitcoin, que atualmente estão sob avaliação da Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC, na sigla em inglês).

Leia também: Donald Trump nomeia simpatizante do Bitcoin como chefe de gabinete da Casa Branca

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.