Categorias Notícias

Deputado Aureo Ribeiro coleta assinaturas em tentativa de instaurar uma “CPI das criptomoedas”

Foi noticiado nesta quinta-feira, 05 de setembro, pelo Correio Braziliense, que o Deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ) havia entrado com o pedido de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as negociações de criptomoedas. No entanto, o CriptoFácil contatou o chefe de gabinete do Parlamentar que disse que, “a proposta apesar de manifesta, ainda segue para assinaturas”. O mínimo de assinaturas para que o pedido de CPI seja protocolado é de 171.

O Deputado já havia citado a possibilidade da tentativa de instaurar uma CPI durante uma audiência ocorrida na Câmara dos Deputados esta semana, na qual Ribeiro questiona o fato de alguns bancos fecharem contas de exchanges de criptoativos:

“Nunca tinha visto banco fechar conta de cliente sem ser de corretora. Precisamos nos aprofundar neste tema, porque você falou, falou, falou e não falou nada. Cabe aprofundar e estou propondo uma CPI para separar o joio do trigo.”

A justificativa é fundamentada em forte suspeita de fraudes e esquemas de pirâmide realizados por empresas que alegam investir em criptoativos. Algumas empresas do setor estão sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e algumas já foram notificadas a interromper oferta de arbitragem no Brasil, como foi o caso da empresa Atlas Quantum.

No site Reclame Aqui, um usuário, lesado duplamente, reclama duramente seus ativos depositados em custódia da Atlas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“É nítido que a Atlas está ocultando informações dos clientes, uma vez que sequer sabemos se a arbitragem está sendo realizada e se os nossos saldos estão realmente seguros.” 

Outro caso notório refere-se ao Grupo Bitcoin Banco. Durante a última audiência sobre a PL 2303 nesta semana, o Deputado Expedito Netto afirmou que “tudo o que há de ruim no mercado de moedas digitais se resume à atual situação do Grupo Bitcoin Banco”. 

Leia também: Audiência na Câmara discute regulação do mercado de criptoativos; GBB é convocado mas não comparece

Compartilhar
Thiago Catarino

Cineasta, Jornalista e Cripto Evangelista. Acredita que o blockchain tem potencial para transformar tudo, pois, restabelece à mais profunda das necessidades humanas: a confiança.

This website uses cookies.