Colunistas

DeFi Blue Chips cai 80% desde 2021 à medida que a nova geração aumenta

Uma nova geração de projetos DeFi – Terra, Fantom – teve uma corrida intensa nos últimos 30 dias. A velha guarda, vamos chamá-los de blue chips DeFi 1.0, nem tanto.

Estamos falando de Uniswap, Aave, MakerDAO, Compound e outros membros dessa geração DeFi Summer. Eles comandam mais de US $ 50 bilhões em valor total bloqueado (TVL) e, por essa medida, são tão formidáveis ​​​​como sempre.

Mas quando se trata de desempenho de token, bem, os novos participantes estão deixando-os para trás: o Uniswap registrou um aumento de 6% nos últimos 30 dias em comparação com um salto de 38,7% do token LUNA da Terra.

O fato é que a maioria dos ativos blue-chip DeFi 1.0 caíram mais de 80% em relação ao USD e ao ETH desde o primeiro semestre de 2021 e não estão mais entre as 50 principais criptomoedas, apesar dos TVLs de muitos protocolos atingirem o pico no quarto trimestre de 2021. Aqui está um resumo do que está acontecendo:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Composto

O mercado monetário descentralizado O Composto foi um grande catalisador para o DeFi Summer após lançar incentivos de mineração de liquidez para mutuários e credores com seu token de governança COMP em junho de 2020.

O Compound não foi o primeiro protocolo DeFi a lançar mineração de liquidez no Ethereum, com a Synthetix recompensando os provedores de liquidez sETH/ETH no Unsiwap v1 com seu token SNX em 2019.

No entanto, com o Compound recompensando sua comunidade simplesmente por usar o protocolo e não exigir que eles aceitassem sobre os riscos de perda temporária associada ao fornecimento de liquidez a uma bolsa descentralizada, seus incentivos agrícolas de rendimento rapidamente levaram a uma enxurrada de atividades na plataforma.

O composto surgiu como o principal protocolo da TVL durante grande parte do DeFi Summer, destronando o líder de longa data do setor, MakerDAO, no processo. O protocolo também inspirou as instituições a explorar o DeFi após a parceria com a Fireblocks, custodiante de ativos digitais institucionais.

Embora o Compound seja o sétimo maior protocolo no Ethereum, seu token caiu mais de 87% em relação ao dólar em comparação com sua alta histórica em maio de 2021.

O COMP se saiu ainda pior contra o Ether, caindo 96% desde junho de 2020.

Uniswap

O lançamento da iteração v2 do Uniswap em maio de 2020 ajudou a desencadear a explosão do DeFi, permitindo trocas de token sem permissão sem serem mediadas por uma troca centralizada.

Embora o Uniswap v1 tenha sido lançado em novembro de 2018, o protocolo exigia que todas as negociações fossem executadas usando ETH como um par de base intermediário, incorrendo em taxas adicionais e derrapagens para os usuários.

A Uniswap lançou seu token aos usuários após enfrentar ataques de vampiros de liquidez de DEXs rivais, como Yam Finance e SushiSwap, que ofereciam incentivos significativos na forma de tokens de governança para provedores de liquidez que migraram seu capital da Uniswap. A DEX seria pioneira em liquidez concentrada com o lançamento de sua iteração v3 em maio de 2021.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Veja como ganhar milhares de tokens e NFTs de graça

Leia também: Governo da Venezuela atrela 50% do valor de novo salário mínimo ao Petro

Leia também: Golpistas se disfarçam de ucranianos para roubar Bitcoin

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.