Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Economia

Governo da Venezuela atrela 50% do valor de novo salário mínimo ao Petro

  • Por Luciano Rocha
  • - 04/03/2022
  • às 17:03
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Governo da Venezuela atrela 50% do valor de novo salário mínimo ao Petro
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O governo da Venezuela anunciou duas novidades na quinta-feira (3). A primeira delas foi um aumento de 1.800% no salário mínimo do país, que subira para 126 bolívares (cerca de R$ 146 em valores atuais). A segunda é que 50% desse valor será atrelado à criptomoeda oficial do país, Petro.

De acordo com a Bloomberg, o novo aumento foi proposto por uma assembleia de 10 mil trabalhadores e sancionado pelo presidente Nicolás Maduro. O reajuste foi aprovado por meio de um pronunciamento de Maduro que foi transmitido ao vivo.

Publicidade

“Vocês propuseram  definir o salário mínimo básico dos trabalhadores a metade de um Petro, aprovado! E isso empurra todos os pisos salariais para cima”, disse o presidente.

Equiparação de salários e inflação

De acordo com Maduro, os indivíduos que trabalham no setor privado ganham muito mais do que os trabalhadores do governo. Assim, para equiparar esta diferença, ele propôs o novo reajuste.

Em outras palavras, parece que o novo salário mínimo será aplicado apenas aos funcionários do governo venezuelano. Mas o presidente não comentou a respeito dessa possibilidade nem de qual será o papel da Petro nela.

Contudo, o salário mínimo serve como base para todos os pagamentos, o que significa que os salários do setor privado provavelmente terão reajustes.

Publicidade

O aumento também visa compensar em parte a inflação, que fechou janeiro em 6,7%. No acumulado de 12 meses, o país registra uma alta de preços superior a 470%, de acordo com o Trading Economics.

No entanto, o governo não forneceu detalhes a respeito de como funcionará esta ligação dos salários com a Petro. Este foi o primeiro aumento de salário concedido pelo governo desde abril de 2021.

O retorno dos esquecidos

A Petro uma criptomoeda construída na blockchain da DASH. Lançada em 2018, ela foi a primeira criação nos moldes de uma moeda digital do banco central (CBDC) lançada por um grande país.

Publicidade

De fato, a Venezuela foi o primeiro país do mundo a lançar uma criptomoeda estatal. Após seu lançamento, a Petro já foi utilizada para diversos serviços, desde a compra de imóveis até pagamento de taxas de passaporte.

No entanto, uma série de fatores levou a criptomoeda a ganhar pouca repercussão global. Em primeiro lugar, sua blockchain é praticamente inacessível, o que torna difícil verificar as transações. Em segundo lugar, a crise financeira no país ofuscou quaisquer benefícios da criptomoeda.

Teoricamente é possível comprar PTR com Bitcoin (BTC) e Litecoin (LTC) do banco central venezuelano ou em exchanges. Contudo, assim como ocorre com o bolívar, há uma diferença abissal entre os preços cobrados pelo governo e no mercado privado.

Publicidade

Por fim, a maioria dos venezuelanos não usa a Petro de forma voluntária, o que levou o governo a impor o curso forçado sobre a criptomoeda. Por exemplo, impostos e taxas devem ser pagos com Petro, mas a criptomoeda é muito pouco utilizada no comércio local.

Leia também: Golpistas se disfarçam de ucranianos para roubar Bitcoin

Leia também: Acionistas da ConsenSys denunciam venda da MetaMask para o JPMorgan

Publicidade

Leia também: Analista sugere recuperação de até 30% para o CRO da Crypto.com

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.