Economia

CVM firma acordo de cooperação técnica com a ABCripto

O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou nesta semana um acordo com a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). O objetivo é impulsionar a educação financeira e promover as tecnologias financeiras emergentes.

De acordo com um comunicado da autarquia, o acordo de cooperação técnica com a ABCripto visa o desenvolvimento de ações educacionais e materiais informativos voltados para a população. Os temas incluem, por exemplo, finanças descentralizadas (DeFi), criptoeconomia, blockchain e investimentos em ativos digitais.

“Essa parceria fortalecerá a capacitação de professores, promovendo o entendimento sobre a economia digital e proporcionará oportunidades de aprendizado para jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, a colaboração entre as instituições visa estimular a introdução de novas tecnologias e fomentar um ambiente propício à inovação financeira”, disse Nathalie Vidual, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM.

Sandbox da CVM

Além das iniciativas de educação, o acordo também prevê colaboração estratégica com o Comitê Sandbox da CVM. O plano de trabalho também inclui ações de apoio técnico junto aos associados da ABCripto e ao mercado em geral, buscando um maior alcance da aplicação das normas e orientações da Autarquia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A ideia é auxiliar no entendimento dos requisitos normativos da CVM, como, por exemplo, as normas de crowdfunding, ofertas e mercados organizados, que podem ser aplicáveis às exchanges emissoras de tokens de renda fixa”, explicou Bruno Gomes, Superintendente de Supervisão de Securitização (SSE) da CVM.

Conforme destacou a CVM, o acordo com a ABCripto viabilizará a colaboração para oferecimento de conhecimento e estrutura para o desenvolvimento e a inserção da tecnologia no mercado de capitais. Isso inclui ações relacionadas a pesquisas e estudos, além da possibilidade de organização e participação de eventos.

Também estão previstas ações educacionais sobre temas relacionados à criptoeconomia. O foco será a orientação e campanhas de conscientização de consumidores contra fraudes.

Sobre a ABCripto

A ABCripto é uma entidade que busca unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a interlocução com o poder público. Além disso, a entidade atua para executar ações em prol do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Os membros associados da ABCripto incluem, por exemplo, 99Pay, Bitso, Ripio, NovaDAX, Chainalysis, KPMG, Mercado Bitcoin, Foxbit, entre outros.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.