Economia

Irã está minerando Bitcoin para financiar atividades terroristas, diz EUA

Os senadores dos Estados Unidos, Elizabeth Warren e Angus King, emitiram uma carta em 1º de maio, alertando para uma potencial ameaça à segurança nacional decorrente das operações de mineração de Bitcoin no Irã. Eles questionaram os esforços da administração Biden para combater o problema.

Dirigindo-se ao Secretário de Defesa Lloyd Austin, à Secretária do Tesouro Janet Yellen e ao Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, os senadores solicitaram ao governo insights sobre as operações de mineração de criptomoedas do Irã desde 2021 e como o governo iraniano se beneficiou delas.

Os Senadores Warren e King também indagaram sobre os esforços do governo para evitar o financiamento de operações terroristas por meio da mineração de criptomoedas no Irã.

“Acredita-se que o Irã tenha minerado até 7% do mercado global de Bitcoin […] e poderia ter gerado até um bilhão em receita”, afirma a carta.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O documento destaca que os mineradores de criptomoedas no Irã são obrigados a vender sua produção ao banco central iraniano. Os fundos de criptomoedas, por sua vez, ajudam o governo iraniano a evitar sanções. Dessa forma, representam uma “ameaça direta à nossa segurança nacional”, afirmaram os senadores.

Mineração de Bitcoin

“O exército iraniano usou criptomoedas para financiar grupos terroristas conhecidos como o Hezbollah, a organização que se acredita ser parcialmente responsável pelo ataque de drone em janeiro de 2024 na Jordânia, que matou três membros do serviço militar dos EUA”, disseram eles.

De acordo com os Senados, a menos que o governo dos EUA tome medidas, o Irã continuará a usar criptomoedas para financiar ataques contra Israel. A Senadora Elizabeth Warren tem sido uma das críticas mais vocais das criptomoedas no governo dos EUA. Ela relaciona os ativos digitas ao abuso infantil, lavagem de dinheiro e terrorismo. Além disso, ele propôs um projeto de lei anti-cripto.

As alegações dos Senadores Warren e King sobre o uso de Bitcoin pelo Irã para financiar atividades terroristas podem aumentar a pressão regulatória sobre o setor de criptomoedas. Investidores e observadores do mercado estarão atentos às respostas e ações das autoridades americanas diante dessas preocupações de segurança nacional.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.