Categorias Notícias

Controversa exchange realiza auditoria que “prova” liquidez da empresa

A Gate.io, uma das principais exchanges de criptomoedas do mundo, é constantemente acusada pela comunidade de criptomoedas mundial de ser um golpe.

Isso porque, segundo a comunidade, a empresa não teria liquidez para honrar com a quantidade de criptomoedas custodiadas na plataforma. Além disso, a comunidade questiona a equipe “anonima” da Gate.io, bem como a ausência de uma jurisdição clara da empresa.

Desta forma, buscando eliminar estes ruídos, a exchange anunciou recentemente que realizou uma auditoria com a Armanino LLP. Trata-se de uma das 25 maiores empresas independentes de consultoria contábil e de negócios nos Estados Unidos.

Auditoria

Assim, por meio da auditoria, a Armanino teria constatado a liquidez da empresa e fornecido um “Certificado de Avaliação”. O documento teria a capacidade de provar que a Gate.io possui 100% de liquidez para cobrir os fundos dos usuários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Porém, segundo a Armanino, a Gate.io teria, na verdade, um excedente de 4% dos recursos alocados na plataforma, ficando assim com uma “liquidez” de 104%.

“A Gate.io possui reservas de Bitcoin superiores a 100% do passivo do cliente”, disse a empresa.

Em fevereiro de 2020 , a Gate.io divulgou uma prova técnica sobre como fornecer aos usuários um método para verificar suas garantias, incluindo seus ativos totais na plataforma.

Esse recurso permite que os usuários do Gate.io verifiquem seu saldo no site, onde são mostrados o relatório de auditoria e a árvore Merkle do valor do hash do total de ativos dos usuários.

“O último relatório de avaliação de reservas da BTC  da Armanino é uma prova de que os ativos de nossos usuários são 100% seguros e estamos entusiasmados em transmitir essa confiança a nossos usuários. Esta é uma adição significativa ao nosso conjunto de protocolos de transparência e segurança de usuários. Geralmente, em uma exchange centralizada, os usuários não sabem como seus ativos são alocados ou se as reservas da empresa são inferiores aos ativos registrados no banco de dados, o que pode representar riscos enormes para os usuários, incluindo saques atrasados. No entanto, nossa auditoria bem-sucedida de avaliação de reservas é uma prova de como focamos nos usuários em primeiro lugar”, disse Marie Tatibouet, CMO da Gate.io.

Leia também: CADE avaliará novamente conduta de bancos que fecham contas de exchanges

Leia também: Clientes de exchange brasileira noticiam problemas com saques desde janeiro

Leia também: Exchange brasileira lança competição solidária e educacional de trade

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.