Colunistas

Como os DAOs estão desafiando as VCs na corrida para financiar projetos da Web3

O investimento em startups de blockchain aumentou significativamente em 2021 e mudou a forma como o financiamento de capital de risco é recebido em projetos Web3. Agora, com o surgimento de Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), as VCs tradicionais estão enfrentando concorrência. Eles precisam repensar como ajudam as empresas a arrecadar dinheiro.

Apesar de um início difícil em 2016, as DAOs se adaptaram e mudaram. Alguns exemplos iniciais incluem dxDAO, DAOStack’s Genesis DAO ou MolochDAO, que abriram caminho para projetos mais recentes. Na sequência do aumento do interesse em finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs), DAOs são um dos tópicos mais interessantes em criptoativos no momento.

Comunidades surgindo como DAOs estão juntando seus fundos em tesourarias DAO e permitindo que os membros votem e decidam como o projeto deve ser gerenciado. As VCs não estão mais monopolizando o cenário de financiamento e terão que mudar a forma como operam, como investem em projetos e qual valor, se houver, eles trazem para a mesa, especialmente à medida que a Web3 cresce.

Web3 oferece novas oportunidades de investimento

VCs tradicionalmente investem em empresas em estágio inicial em troca de capital. No entanto, a Web3 mudou isso substituindo o patrimônio por tokens para capturar valor. SushiSwap, uma bolsa descentralizada que também é um DAO, tem cerca de 74.000 detentores de tokens. Quando as VCs apareceram querendo uma fatia da torta, os proprietários de Sushi questionaram o compromisso das VCs com o futuro do protocolo, pedindo-lhes que provassem como agregariam valor.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Inscreva-se no The Defiant para se manter atualizado com as melhores notícias sobre DeFi:

O investimento da Web3 também permite que os investidores financiem novas classes de ativos como NFTs, conforme observado pelo Flamingo DAO centrado em NFT. Por enquanto, porém, parece que as VCs estão cautelosamente fazendo um movimento investindo em NFTs. A empresa de capital de risco do Vale do Silício a16z investiu no mercado de NFT OpenSea e a Lightspeed Ventures juntou forças com o braço de investimento de Solana, Solana Ventures, para financiar projetos de jogos Web3. Em outro lugar, os contratos podem ser tokenizados como dívida, assim como com a Centrífuga, e os contratos assinados podem ter um hash e agir como um POAP (Protocolo de Prova de Atendimento) com Web3.

A Web3 fornece a base para transações confiáveis ​​sem a necessidade de confiar nos envolvidos, enquanto os DAOs oferecem às startups a capacidade de arrecadar dinheiro sem a necessidade de terceiros. Conforme o Web3 e os DAOs se alinham, eles têm o potencial de trazer grandes mudanças para projetos de financiamento.

VCs voltando-se para DAOs

O capital de risco em sua forma moderna existe desde os anos 1970. Com os DAOs representando a próxima geração de financiamento de VC, os VCs não estão apenas investindo e participando de DAOs, mas estão se tornando DAOs. Stacker Ventures é um exemplo de uma VC que se torna um DAO, o que ajuda a investir no estágio inicial em ativos emergentes.

A16z, uma empresa de capital de risco, é outro exemplo de empresa que se envolveu no espaço DAO, particularmente na governança, por exemplo, com o Uniswap, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi). IDEO CoLab, um fundo de investimento em estágio inicial focado no desenvolvimento de blockchain, também está fazendo um envolvimento direto interessante e entrou com um pedido de um fundo de criptoativos de US$ 100 milhões junto à SEC.

As VCs que olham para o futuro, que já perceberam que os DAOs abrirão o caminho para uma maneira muito mais dinâmica de funcionamento das organizações, estão investindo nisso desde o início. A startup Layer3 , que fornece ferramentas para organizações autônomas descentralizadas (DAOs), recentemente levantou US$ 2,5 milhões em uma rodada de financiamento inicial liderada por capitalistas de risco tradicionais e investidores anjos.

Mudando o Status Quo

As VCs entendem a importância dos DAOs, e é por isso que muitos estão fornecendo financiamento inicial para DAOs de investimento. À medida que o Web3 e os DAOs se unem e mostram que existem outras maneiras de arrecadar dinheiro para vários projetos, as VCs estão percebendo que precisam demonstrar o valor que podem agregar nesta nova era de financiamento. Para evitar ficar para trás, cabe aos VCs embarcar no que se refere ao potencial que os DAOs oferecem; só então as VCs podem permanecer relevantes.

Lukas Schor é gerente de produto da Gnosis Safe, uma plataforma de ativos digitais.

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Leia também: Coluna do TradingView: Mercado animado com CEO da Apple usando Bitcoin

Leia também: Leilões de parachain de Polkadot visam cumprir a promessa de escalabilidade

Leia também: O metaverso está em alta agora: veja como os principais investidores estão separando a oportunidade

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.