Categorias Notícias

Com mineradores de Bitcoin no país, Cazaquistão cria taxa extra

O governo do Cazaquistão criou uma taxa que será paga pelos mineradores de Bitcoin (BTC) no país, conforme relatou o portal local Forklog. A taxa foi estabelecida em um tenge, o que equivale a R$ 0,01 na cotação atual, por kilowatt/hora (Kw/H) consumido.

A lei foi assinada na última terça-feira (29) pelo presidente do país, Kassym-Jomart Tokayev. A lei alterou o código tributário cazaque, bem como introduziu o novo imposto. Com a aprovação, o novo imposto entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022.

Lei visa conter a ilegalidade

De acordo com o governo cazaque, a cobrança adicional “tirará da sombra” os mineradores de criptomoedas que atualmente operam na economia paralela. Agora, esses mineradores poderão operar na legalidade e também pagar os devidos impostos.

A mídia cazaque apontou o congressista Albert Rau como criador do projeto. Rau, porém, afirmou que o parlamento aprovou uma “versão governamental” das emendas propostas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Não ficou claro se o novo imposto foi criado por Rau ou pelo governo. O congressista falou sobre o novo tributo e afirmou que os deputados não enxergaram “nenhuma consequência crítica”. Em outras palavras, o novo imposto não afetaria a mineração no país.

Contudo, a Associação Nacional da Indústria de Blockchain e Data Center do Cazaquistão discorda, segundo o presidente da organização, Alan Dordzhiev. Segundo ele, a decisão terá um impacto muito negativo na atratividade de investimentos da indústria.

Mineradores da China serão afastados

A principal preocupação é que a taxa pode afastar as empresas chinesas que começam a se estabelecer no país. Esse movimento ganhou força após a proibição da mineração de criptomoedas na China.

Devido a proximidade com os chineses, o Cazaquistão tem sido considerado um dos destinos potenciais da mineração. O mercado do país é considerado amigável para a mineração, mas o novo imposto pode dificultar e encarecer a atividade.

Em maio, a Bit Mining, sediada em Shenzhen, anunciou que planeja construir um data center de mineração de 100 MW no Cazaquistão. Um mês depois, a companhia iniciou a realocação do primeiro lote de mineradoras da China para a ex-república soviética.

Leia também: 3 horas para minerar um bloco: os impactos da China no Bitcoin

Leia também: Mais uma: Elon Musk faz Baby Doge Coin valorizar 230%

Leia também: Tinder para investidores de criptomoedas é lançado

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.