Categorias Notícias

Chefe do banco central da China: “não há cronograma para lançamento de moeda digital”

O governador do Banco Popular da China (PBOC), Yi Gang, disse que o banco central ainda não possui um cronograma para o lançamento oficial do yuan digital.

Segundo Gang, porém, a moeda digital, conhecida como DC/EP, pode ser usada durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

“Para verificar a confiabilidade teórica e a estabilidade do sistema”, disse.

Assim, para Gang, a moeda digital da China é destinada a “satisfazer com eficiência a demanda do público por moeda legal nas condições da economia digital”. Além disso, segundo ele, ela visa acelerar o desenvolvimento da economia digital da China.

Moeda Digital do Banco Central

O PBOC vem testando internamente sua moeda digital em quatro cidades – Shenzhen, Nova Área Xiong’An, Chengdu e Suzhou – desde abril.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sobre estes testes, Yi disse que eles ainda são um trabalho de rotina. Isto é, não significa que o RMB digital será oficialmente emitido.

“Não há cronograma para quando será lançado oficialmente”, declarou.

Yi ainda observou que os testes não são recentes. Já que o PBOC começou a pesquisar o DC/EP em 2014.

Substituir o Dólar

Embora Gang tenha resumido as pretensões da China com sua Moeda Digital, especialistas têm apontado que a pretensão do país não é apenas interna.

Desta forma, a moeda não seria apenas uma resposta a economia digital, mas sim uma estratégia na substituição do dólar.

Essa também é a opinião que especialistas vem compartilhando no The Global Times.

“Embora os EUA não incluam empresas e instituições financeiras chinesas em sua Lista de Entidades, os EUA ainda podem representar ameaças generalizadas às instituições chinesas e impactar a posição do yuan em acordos internacionais.”

Nesse sentido, a moeda digital estatal da China pode ser rolada mais cedo do que o esperado para combater um possível bloco dos EUA, disse Cao Yin, membro da indústria de blockchain de Pequim, ao Global Times.

Leia também: Mineradores podem ser prejudicados na China com aumento de energia elétrica

Leia também: Legislador da China propõe criação de fundo para desenvolver tecnologia blockchain

Leia também: China propõe stablecoin lastreada em moedas de quatro países da Ásia

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.