Categorias Notícias

CEO do Twitter, Jack Dorsey, renuncia ao cargo após críticas e pressão

O CEO do Twitter e forte apoiador do Bitcoin, Jack Dorsey, anunciou nesta segunda-feira (29) sua renúncia ao cargo de diretor-executivo da rede social.

Em uma publicação feita na própria rede, o também CEO da Square divulgou uma carta intitulada “voo”. Nela, Dorsey disse ter trabalhado duro para que a empresa não dependesse de sua função e de seus fundadores, algo limitador em seu ponto de vista.

Nesse sentido, ele disse acreditar que este era o momento certo para deixar o cargo. Dorsey também reforçou que essa “foi uma decisão dele” e embora esteja “muito triste”, está “ainda assim, muito feliz”. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A informação da saída de Dorsey fez as ações do Twitter saltarem até 10% antes da abertura dos mercados em Nova York.

Parag Agrawal assumirá Twitter

De acordo com um comunicado à imprensa, o diretor de tecnologia do Twitter desde 2017, Parag Agrawal, assumirá a liderança da empresa.

Dorsey permanecerá como membro do Conselho até que seu mandato expire na reunião de acionistas de 2022.

“Decidi deixar o Twitter porque acredito que a empresa está pronta para seguir em frente sem seus fundadores. Minha confiança na Parag como CEO do Twitter é profunda. Seu trabalho nos últimos 10 anos foi transformador. Sou profundamente grato por ele habilidade, coração e alma. É sua hora de liderar”, disse Dorsey.

Agrawal agradeceu à diretoria do Twitter pela confiança em sua liderança. Além disso, destacou a “orientação, apoio e parceria” de Jack Dorsey:

“Estou ansioso para desenvolver tudo o que realizamos sob a liderança de Jack e estou incrivelmente energizado com as oportunidades que temos pela frente. Continuando a melhorar nossa execução, entregaremos um valor tremendo para nossos clientes e acionistas à medida que remodelamos o futuro das conversas públicas.”

Pressão e críticas

Apesar de ter pego muita gente de surpresa, há meses o executivo vinha sofrendo pressão para deixar o Twitter.

De acordo com as agências de notícias Reuters e Bloomberg, no início de 2020, o grupo investidor Elliott Management teria pedido a sua saída.

Além dos investidores, funcionários da rede social também criticavam a liderança de Dorsey. Segundo eles, o executivo dedicava muito mais tempo a sua empresa de pagamentos Square do que ao Twitter.

Dorsey fundou o Twitter em 2006 e, dois anos depois, deixou o cargo. Ele voltou ao Twitter como chefe em 2015, depois que o ex-CEO Dick Costolo deixou o cargo.

Jack Dorsey, Twitter e Bitcoin

O executivo é um grande entusiasta do Bitcoin e não poupou esforços para levar a criptomoeda aos usuários da rede social.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, em setembro deste ano, o Twitter lançou oficialmente sua função de “gorjetas” em Bitcoin em todo o mundo.

A funcionalidade para o pagamento em Bitcoin é viabilizada pela Lightning Network, um protocolo de pagamento de “camada 2” que permite aos usuários criar canais de micropagamento.

Em novembro, a rede social ainda liderada por Dorsey montou uma divisão para “todas as coisas de blockchain”.

Tess Rinearson, uma experiente engenheira de blockchain, vai liderar a equipe “Twitter Crypto”. De acordo com a especialista, a divisão está trabalhando na estratégia “para o futuro das criptomoedas no Twitter”.

Leia também: Pix Saque e Pix Troco começam a funcionar a partir desta segunda-feira

Leia também: MANA e SAND não param de subir e lideram recuperação do mercado

Leia também: PF ‘descobre’ cold wallets e alerta para risco de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.