Categorias Notícias

CEO da Bakkt lista soluções da empresa para o mercado de criptomoedas

Kelly Loeffler, CEO da Bakkt, escreveu um texto em seu blog no qual detalha as soluções e novidades que a empresa pretende trazer ao mercado de ativos digitais. A Bakkt é a empresa anunciada em agosto pelo consórcio envolvendo a bolsa de Nova York (NYSE), Starbucks e a Microsoft, e que lançará uma plataforma de custódia e negociação de Bitcoin.

Recentemente, uma fonte interna afirmou que a Bakkt é um dos lançamentos do mercado de criptomoedas mais aguardados pelo mercado financeiro e que pretende oferecer serviços únicos e com apoio regulamentar dos órgãos financeiros dos Estados Unidos.

“Dizem que a estátua de David de Michelângelo foi cortada de um bloco de mármore rejeitado por outros escultores por suas falhas. Desde que anunciei a Bakkt, certamente tive a oportunidade de ouvir sobre problemas do mercado para o Bitcoin e outros ativos digitais. Ao longo do tempo, os mercados geralmente evoluem para um modelo que incute confiança na formação de preços, estabelecendo valor e facilitando o comércio. Esta é a base sobre a qual projetamos a Bakkt”, afirmou Loeffler em seu texto.

De acordo com o texto, a atuação da empresa promete trazer pelo menos três grandes novidades para o mercado de ativos digitais: novos produtos, novos padrões e novo acesso a mercados e informação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Novos produtos na infraestrutura existente

Segundo Loeffler, lançar um novo produto baseado em novas tecnologias é um exercício complexo. Deixando de lado a curva de aprendizado e inovação, as alocações fundamentais de recursos nas instituições geram mais obstáculos – prioridades conflitantes, orçamentos, sistemas legados de tecnologia e prazos de entrega longos podem diminuir o ritmo de adoção da tecnologia. Ela acredita que é hora de fechar essa lacuna entre as estruturas das principais classes de ativos e os ativos digitais.

É por isso que a fundação Bakkt usa a infra-estrutura do mercado de futuros, a qual já possui regulação e sobreviveu ao teste do tempo, para introduzir o Bitcoin e o serviço de custódia nos mercados globais. Todos os aspectos do mercado de futuros existente, incluindo integração e conformidade de nível institucional, serão, pela primeira vez, parte da entrega física e do armazenamento do Bitcoin. Isso incluirá padrões consistentes de conformidade, com normas anti-lavagem de dinheiro e know-your-customer (KYC), vigilância de mercado e padrões de relatórios no nível de regulamentação federal, sujeitos à revisão final e aprovação pela CFTC dos EUA.

Em virtude da atuação da ICE Futures nos EUA e da ICE Clear U.S. em outras jurisdições fora dos EUA, as instituições que operam em escala global podem atender melhor seus clientes. Os primeiros contratos de Bakkt serão entregues fisicamente. Contratos futuros de Bitcoin versus moedas fiduciárias, incluindo dólar (USD), libra (GBP) e euro (EUR). Por exemplo, a compra de um contrato futuro de USD/BTC resultará na entrega diária de um Bitcoin na conta do cliente. Este aspecto da entrega física aumenta a utilidade do Bitcoin, além da simples negociação.

Novos padrões de segurança

Para atender aos padrões institucionais de integridade de mercado e segurança de ativos, a infra-estrutura de negociação, compensação e armazenamento oferecerá um novo nível de tecnologia e segurança financeira baseada em um backbone de tecnologia resiliente – partes fundamentais inacessíveis da Internet. Essa rede segura permitirá que as empresas se conectem com segurança ao nosso mercado e ao serviço de custódia, onde os depósitos de Bitcoin serão mantidos em grande parte off-line.

O design de custódia da Bakkt, que construímos desde o início da nossa iniciativa, incorporará altos níveis de segurança física, tecnológica e de informações. A proteção de ativos digitais é uma área de especialização que ainda está se desenvolvendo, e coisas como cerimônias de assinatura, varreduras biométricas, sharding e múltiplas assinaturas são as novas combinações virtuais no cofre.

Do lado da segurança financeira, enquanto as compras e vendas de Bitcoin em nosso mercado futuro serão feitas com capital próprio dos investidores, o que virtualmente elimina o risco de inadimplência, a câmara de compensação ganhará um fundo de garantia separado, financiado pela Bakkt, que é dedicado à segregados Bitcoin dos clientes da Bakkt.

Há muitos outros recursos que impulsionam a segurança oferecida pela nossa solução de armazenamento, mas essa visão geral ilustra alguns conceitos necessários para apresentar os ativos digitais ao mercado mainstream.

Novo acesso a mercados e informações

Os requisitos de conectividade e participação de grandes instituições financeiras necessariamente diferem dos participantes do varejo em trocas criptográficas não regulamentadas do mercado à vista. Isso inclui coisas como acesso à API do FIX, feeds de ticker consolidados, recursos de relatórios regulatórios e acordos de participação. Notavelmente, a Bakkt não se baseará nos acordos ISDA – que são usados ​​nos mercados de swaps over-the-counter (OTC).

O ecossistema de mercados futuros existente, que tem uma ampla gama de aplicativos de gerenciamento de risco e negociação, servirá como uma segunda camada na blockchain para facilitar o acesso mais fácil às instituições. O mercado de criptomoedas é altamente fragmentado, o que gera ineficiências e torna o acesso e a informação de mercado mais onerosos. A disponibilidade do preço de mercado de entrega física regulamentada da Bakkt é projetada para oferecer mais informações em tempo real e maior eficiência nas transações.

Embora haja muitos aspectos da Bakkt que continuaremos desenvolvendo e compartilhando, nosso foco inicial é dar suporte a instituições regulamentadas no atendimento a clientes nessa classe de ativos emergentes.

Loeffler conclui fazendo uma referência ao início de seu texto:

“A base sobre a qual estamos construindo nossas soluções para compra, venda, armazenamento e gastar ativos digitais não é um pedaço de mármore Carrera italiana, como a estátua de David, mas é construído sobre os mercados de futuros regulados testados pelo tempo – que têm avançado mercados que vão desde o café ao ouro por centenas de anos.”

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.