NFT

Bug no protocolo Ordinals faz 1.200 NFTs serem perdidos

Desenvolvedores do protocolo Ordinals, que permite a inscrição de NFT no blockchain do Bitcoin, identificaram um bug que resultou em cerca de 1.200 NFTs sem registros. Isso gerou um debate na comunidade sobre o que fazer com esses NFTs órfãos e que estariam “perdidos” na rede.

Quem detalhou o bug foi um desenvolvedor conhecido como Veryordinally. No Github oficial dos Ordinals, ele explicou que alguns NFTs ficaram sem registro devido à falha.

De acordo com o desenvolvedor, uma transação na rede do Bitcoin pode ter várias entradas ou saídas. Mas para gerar um Ordinal, deve-se adicionar uma imagem em NFT a uma transação. Uma vez confirmada, a transação é registrada na blockchain. Em seguida, o NFT recebe um número exclusivo (ID) no Ordinals.com, o explorador de blocos para esse protocolo.

Os desenvolvedores não perceberam, no entanto, que se a entrada da transação correspondente ao registro Ordinals não estivesse na primeira posição, ela não era considerada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Portanto, embora a transação tenha sido processada e o NFT registrado na rede Bitcoin, o protocolo Ordinals não atribuiu um ID a estes NFTs. Esses Ordinals órfãos estão corretos no nível do protocolo, mas o navegador não os  detecta. Portanto, não obtêm um número de registro correto ficando em um “limbo”, dificultando sua negociação.

O desenvolvedor da plataforma ord.io, o LeonidasNFT, promoveu um debate no Twitter sobre duas propostas para resolver o problema.

NFTs Ordinals

A primeira proposta sugere reiniciar a contagem a partir do ordinal 420.285, onde detectou-se o primeiro erro de registro. Isso faria com que cada Ordinal órfão obtivesse o número de registro correto. Entretanto, outros NFTs registrados teriam seus números alterados para acomodar novos registros.

A segunda proposta é não fazer alterações na contagem, deixando os NFTs órfãos como um erro dentro do protocolo, sem um número de registro oficial.

A enquete publicada por LeonidasNFT já conta com cerca de 2.000 votos. No momento da redação desta matéria, a opção “não fazer nada” lidera a votação com mais de 66% dos votos.

A comunidade de NFTs do Bitcoin agora enfrenta a decisão sobre como abordar esses ordinais “órfãos” e garantir a integridade do protocolo Ordinals para registros futuros.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.