Notícias

Botnet Bitcoin: Um vírus que te faz minerar bitcoins

E tem hacker pra tudo hoje em dia, não é mesmo? O time de pesquisa da IBM descobriu pesquisando o conceito de blockchain e mineração que existem um “vírus” que minera bitcoin em dispositivos conectados à internet também conhecidos como IoTs (Internet of Things).

Vamos entender o cenário e refletir um pouco sobre o que isto quer dizer.

O que é IoT

Sabe aquele refrigerador com tela de LCD que fala com o mercado quando o leite acaba, ele é um IoT. Sabe aquela lâmpada que acende remotamente pelo celular via wifi na sua casa? Ela é um IoT. Sabe o carro dos sonhos que vem com computador de bordo que pede uma mesa em restaurante enquanto você estaciona, ele também é um IoT. Enfim qualquer dispositivo microprocessado que está conectado a internet para se comunicar pode ser chamado de IoT.

Capacidade dos IoTs

Normalmente são dispositivos com pouca capacidade de processamento, mas mesmo possuindo pouca capacidade podem ser usados para minerar poucos satoshis por vez, mas imagine isso em larga escala. Vamos quantificar a escala segundo a Statista existem mais de 23 BILHÕES de dispositivos IoTs conectados a internet hoje em dia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Onde mora o perigo

Em meados de 2016 hackers desenvolveram um vírus/malware (cavalo de Troia) voltado para este segmento de IoTs chamado de Mirai, que basicamente roda em máquinas Linux IoT transformando-as em zumbis ou “bots” e conectando-as a uma rede chamada de BotNet. Segundo dados da empresa McAfee, estima-se que mais de 2,5 milhões de dispositivos IoT foram infectados pelo Mirai em 2016.

Uma variante deste Mirai esta rodando novamente a internet mas agora transformando as máquinas em mineradores “zumbis” e os conectando a BotNet (espertos esses hackers heim?). Até hoje ninguém sabe dizer quantos dispositivos foram infectados por esta variante nem quanto dinheiro esta sendo gerado com esta mineração “zumbi”.

Muitos falam que o hackers estão minerando para financiar atos criminosos, mas na minha opinião é mesmo pela diversão e pelo dinheiro envolvido nisso. Pois mesmo tendo um volume absurdo de máquinas disponíveis, estas têm de ser infectadas com o vírus/malware e o poder de mineração é pequeno, mas cada satoshi conta: “De grão em grão, a galinha enche o papo”.

Deixem suas torradeiras fora da tomada enquanto não as estiverem utilizando. Ou se souberem alguém que tem o código fonte do malware ai na mão, disponibilize ele para comunidade estudar. Basta deixar em um comentário na seção abaixo.

Deixe também sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Leia também: Breakout Game Store anuncia adição de pagamentos em criptomoedas

Leia também: Breakout Gaming Group lança novo site dedicado ao Poker na GG Network

Leia também: Brexit: calma económica antes da tempestade

Compartilhar

This website uses cookies.