O Brexit está levantando muito mais perguntas do que respostas no momento. Apesar de turbulência nos mercados de divisas ações, não há briga significativa para falar. O chamado Brexit “medo” ainda não se concretizou, embora poderia ser um período de calma antes da tempestade. Ao mesmo tempo, o FMI está apontando para o Deutsche Bank como instituição para enviar a economia mundial em recessão profunda.
Brexit: Calma económica antes da tempestade
O medo é uma criatura estranha, uma vez que transcende as fronteiras do que as pessoas vislumbrar a ser impactado pela Brexit. Problemas financeiros estão ocorrendo, embora os bancos centrais do mundo parecia pronto para o resultado Brexit.
Durante as primeiras 48 horas após a votação, a libra esterlina perdeu um monte de valor. O mercado externo seguiu o exemplo, e havia graves preocupações em relação à outra recessão. Mas desde então, os mercados internacionais parecem estar se recuperando. Na realidade, porém, esta é uma calmaria antes da tempestade, e os seus efeitos reais se tornarão visíveis em breve.
Infelizmente, as maiores ondas de choque aparecerá em cerca de 12 meses a partir de agora, o tempo dirá se há alguma incompatibilidade em moedas ou vencimentos, e mais detalhes se tornam visíveis como a abordagem de prazos. Estes prazos de reembolso irá expirar em cerca de um ano a partir de hoje.
Não se iluda com uma falsa sensação de segurança, apesar dos sinais de recuperação do mercado. Estamos longe de um “OK” neste momento, embora a primeira onda de choque foi absorvida com relativa facilidade. O caminho pela frente só vai ficar mais instável a cada semana, além disso, tudo o que acontece com a economia do Reino Unido no ano que vem vai acontecer com o resto da Europa também. Danske Bank , por exemplo, prevê tanto no Reino Unido e na zona do euro vai bater uma nova recessão no final deste ano.
Deutsche Bank irá causar uma recessão
Vários especialistas acham que a maior ameaça para a economia global vem de dentro da própria zona euro, em particular o Deutsche Bank é um motivo de preocupação, de acordo com o FMI. Deutsche Bank tem vindo a enfrentar um quinhão de controle ao longo dos últimos anos, já que têm a maior exposição no mundo de hoje.
Na verdade, eles chegaram a um recorde de baixa há poucos dias, o que veio como uma surpresa para muita gente. Mas há mais más notícias, como o FMI classificou a instituição como sendo “o contribuinte líquido mais importante para os riscos sistêmicos.”
Se o Deutsche Bank estavam a entrar em colapso, o que parece inevitável agora eles iriam impactar cada outra instituição financeira no planeta. As ramificações globais seria tão generalizada que todo mundo iria ser empurrado em recessão novamente. Os preços das ações para DB será empurrado ainda mais para baixo se esta tendência continuar, resultando em ainda mais motivo de preocupação.
O que acontecerá com Bitcoin?
Independentemente de todas estas preocupações econômicas, Bitcoin não é afetada pela Brexit ou outros jogos políticos. O valor por Bitcoin ainda está segurando firme, e os investidores devem considerar a diversificar as suas carteiras com Bitcoin também. Para as pessoas que procuram evitar a recessão e outros problemas financeiros, Bitcoin é uma solução perfeita. O modelo de livre mercado tem sido suprimida pelo financiamento tradicional por muito tempo. Mas no final, Bitcoin oferece liberdade financeira para toda a gente que o quer.