Mercado

Bithumb: escritório de exchange é invadido em investigação de manipulação de preços

A exchange de criptomoedas com sede na Coreia do Sul, Bithumb, está no centro de uma nova investigação por parte das autoridades do país. Na última quinta-feira (26), o escritório da Bithumb foi invadido no âmbito de uma investigação que apura uma suposta manipulação de preços de uma criptomoeda que está disponível na plataforma.

De acordo com o portal local Yonhap, os promotores da Divisão de Investigação Financeira do Ministério Público do Distrito Sul investigam transações relacionadas a uma pessoa ou entidade específica que teria manipulado o preço dessa moeda digital para obter lucro. Além da Bithumb, os investigadores também vão analisar os detalhes da transação em outras empresas de cripto onde o ativo em questão está listado.

“Esta é uma busca e apreensão para garantir os detalhes da transação de uma moeda específica e não tem nada a ver com a Bithumb”, disse um porta-voz do Ministério Público do Distrito Sul de Seul.

Bithumb no centro de investigações

Embora a pessoa tenha dito que a investigação em questão não tem a ver com a Bithumb, a invasão ao escritório da exchange ocorre em um momento crítico para a empresa de ativos digitais. Isso porque a Bithumb também está sendo investigada por autoridades fiscais do país por suposta evasão fiscal por meio de transações no país e no exterior.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nesta semana, conforme noticiou o CriptoFácil, promotores pediram a emissão de um mandado de prisão para Kang Jong-hyeon, o dono da exchange. Kang, de 41 anos, e outros executivos da Bithumb estão sendo acusados de peculato. De acordo com os promotores, o trio realizou apropriação indevida de fundos e quebra de confiança sob a lei do país.

Além disso, os executivos teriam participado de transações ilegais que violam a Lei de Mercado de Capitais. Outra acusação que Kang enfrenta é a de inflar artificialmente os preços das ações das afiliadas da Bithumb emitindo títulos conversíveis.

Antes disso, no fim de dezembro, um dos acionistas da exchange chegou a cometer suicídio por causa dessa investigação. Ele era investigado por peculato, manipulação de preços e outros delitos.

Sobre a Bithumb

A Bithumb já chegou a ser a segunda maior exchange de cripto da Coreia do Sul em volume negociado. Mas a empresa registrou uma queda grande no volume de negócios nos últimos meses, por causa das crises e das investigações.

A Bithumb perdeu espaço e chegou a virar um alvo de aquisição da FTX antes da gigante de Sam Bankman-Fried entrar em colapso. Hoje, a Bithumb é a 37ª maior exchange do mundo em volume negociado, de acordo com dados do CoinGecko.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.