Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Investigação

Coreia do Sul emite mandado de prisão contra fundador da Bithumb

  • Por Luciano Rocha
  • - 25/01/2023
  • às 15:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Coreia do Sul emitem mandado de prisão contra fundador da Bithumb
Foto: Freepik

A exchange Bithumb recentemente atraiu a atenção das autoridades de seu país de origem, a Coreia do Sul. De acordo com o portal local SBS, os promotores pediram a emissão de um mandado de prisão para Kang Jong-hyeon, considerado o verdadeiro proprietário da exchange.

Kang, de 41 anos, é acusado de de peculato, bem como os principais executivos da exchange. No final de dezembro, um dos acionistas da exchange chegou a cometer suicídio por causa dessa investigação.

  • Leia também: Empresa de análise indica criptomoedas com grande potencial neste final de janeiro

Proprietário da Bithumb é preso

A sentença partiu do Gabinete de Investigação Financeira do Distrito Sul de Seul, que emitiu a ordem de prisão na terça-feira (25). Junto com Kang, dois executivos de afiliadas da Bithumb também receberam ordem de prisão.

De acordo com os promotores, o trio supostamente realizou apropriação indevida de fundos e quebra de confiança sob a Lei de Punição Agravada de Específicos Crimes econômicos. Além disso, os executivos teriam participado de transações ilegais fraudulentas que violam a Lei de Mercado de Capitais.

Kang Jong-hyeon é o irmão mais velho de Kang Ji-yeon, que atua como CEO de duas empresas afiliadas à Bithumb – Inbiogen e Bucket Studio. A justiça da Coreia do Sul acredita que Kang Jong-hyeon desempenhou um papel significativo no esquema.

Outra acusação que a dupla enfrenta é de inflar artificialmente os preços das ações das afiliadas da Bithumb emitindo títulos conversíveis. Mas ao invés de investir o dinheiro na empresa, os Kang teriam desviado os fundos através de manipulação dos preços.

Em outubro do ano passado, os promotores apreenderam e revistaram uma após a outra as afiliadas da Bithumb. Antes disso, em 2020, o governo determinou que a exchange deveria pagar US$ 69 milhões em impostos.

  • Leia também: Celsius pode emitir novo token para pagar usuários

As crescentes preocupações da Bithumb

Juntamente com as duas afiliadas, a Bithumb conta com uma terceira empresa, a Vident. Esta companhia detém uma participação de 34,2% na Bithumb Holdings, que controla a exchange. Com isso, a empresa é a maior acionista individual da Bithumb.

A Inbiogen, por outro lado, detém participação majoritária na Vident, enquanto a Bucket Studio parece ter a participação majoritária na Inbiogen. Portanto, trata-se de um verdadeiro emaranhado de companhias no qual uma possui participação na outra.

No caso de suicídio, o acionista morto era justamente o vice-presidente de Vident, identificado como “Park”, encontrado fora do jardim da frente de sua casa. Contudo, a polícia ainda investiga se a morte do executivo de fato foi autoinflingida.

A Bithumb também viu uma queda significativa no volume de negócios nos últimos meses, por causa das crises. Outrora a segunda maior exchange de criptomoedas da Coreia do Sul, a Bithumb perdeu espaço e chegou a virar um alvo da FTX antes da gigante de Sam Bankman-Fried entrar em colapso.

Leia também: Stablecoins e CBDCs podem ter papel significativo em pagamentos, diz CEO da Visa 

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.