Notícias

Bitcoin terá maior ajuste de dificuldade em sua mineração amanhã

Após as investidas da China, o Bitcoin (BTC) terá o maior ajuste de dificuldade negativo na mineração de sua história. A queda será de 27,14%, uma queda de 19,93 T para 14,52 T.

O ajuste é aguardado, visto a queda na hash rate do BTC nos últimos dias e seus impactos na rede. O ajuste está previsto para ocorrer na madrugada de sábado (3).

Ajuste de dificuldade

Dificuldade é a métrica utilizada para medir o quão trabalhoso é minerar um bloco. Quanto mais alta, mais difícil é minerar um bloco.

A alteração ocorre a cada 2016 blocos, servindo para manter estável o tempo necessário para minerar um bloco de Bitcoin. Ou seja, trata-se de uma métrica dinâmica.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma vez que mineradores estão realocando suas atividades após as investidas chinesas, houve uma queda na hash rate. Desta forma, a dificuldade é ajustada à nova realidade do mercado de mineração.

O padrão no tempo necessário para minerar um bloco de Bitcoin são dez minutos. Contudo, esse período pode variar um pouco de acordo com o estado da rede.

Nos últimos dias, os blocos demoraram um pouco mais para ser minerados. Um deles até mesmo chegou a levar quase três horas.

Tal fato revela que a dificuldade de mineração está alta demais para a hash rate atual. Assim, a queda significativa na dificuldade é justificada.

De olho na dificuldade

Junto com o preço do Bitcoin, a dificuldade é um fator crucial para mineradores. É o que definir ligar mais máquinas ou desligar algumas em atividade.

O momento atual pede que a dificuldade seja ajustada, uma vez que pools de mineração anteriormente localizados na China estão se reorganizando.

Cazaquistão, Estados Unidos e até mesmo El Salvador estão sendo os novos destinos dos mineradores. Enquanto a reorganização ocorre, a capacidade de mineração total da rede do Bitcoin declina.

De qualquer forma, trata-se de uma complicação temporária. Anteriormente, a China já investiu contra as criptomoedas, mas nunca conseguiu acabar com o Bitcoin.

Dificilmente será diferente desta vez.

Leia também: Confira as vagas para trabalhar com criptomoedas no Brasil

Leia também: Mineração de Bitcoin usa mais energia renovável que EUA e União Europeia

Leia também: Bitcoin.org remove software do Bitcoin para usuários do Reino Unido

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.