Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Dados comprovam

Mineração de Bitcoin usa mais energia renovável que EUA e União Europeia

  • Por Luciano Rocha
  • - 02/07/2021
  • às 11:45
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Mineração de Bitcoin usa mais energia renovável que EUA e União Europeia
Foto: Pexels
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Foi divulgado na quinta-feira (1º) o primeiro relatório do Conselho de Mineração de Bitcoin (BMC, na sigla em inglês). Segundo o documento, cerca de 67% da mineração de BTC é proveniente de fontes sustentáveis. A atividade é a única onde mais de 50% da energia consumida é gerada dessa forma.

Os dados foram coletados através de uma pesquisa realizada pelo BMC. De acordo com o conselho, mais de 32% dos mineradores participaram do questionário.

Aumento de fontes sustentáveis na mineração

O conceito de energia sustentável é utilizado para designar fontes de energia que emitem menos poluentes e, consequentemente, causam menos danos ao meio ambiente. Alguns exemplos de fontes energéticas que atendem estes requisitos são:

  • hídrica (energia da água dos rios);
  • solar (energia do sol);
  • eólica (energia do vento);
  • geotérmica (energia do interior da Terra);

Como resultado, a mineração de BTC está à frente da União Europeia e dos Estados Unidos, cujos percentuais de energia renovável correspondem a 49% e 30%, respectivamente.

“Os resultados desta pesquisa mostram que os membros do BMC e os participantes da pesquisa estão atualmente utilizando 67% da eletricidade sustentável. Com base nesses dados, estima-se que o mix de eletricidade sustentável da indústria de mineração global cresceu aproximadamente 56% durante o segundo trimestre.”, afirma o documento.

Percentual de energia sustentável utilizada por países e pelo BTC. Fonte: Apresentação BMC.

Curiosamente, o Brasil, conhecido por ter uma matriz de energia sustentável, gera apenas 21,4% de sua energia de fontes limpas. Em outras palavras, a mineração de BTC utiliza mais de três vezes a quantidade de energia limpa que o nosso país.

Bitcoin reaproveita energia desperdiçada

Ao mesmo tempo que utiliza energia renovável, o BTC consome pouca energia. Os dados do BMC apontaram que a mineração consome apenas 0,1% de toda a eletricidade gerada no planeta. São 198 terawatts/hora (TWh) consumidos, ao passo que a produção global é de 162.194 TWh.

Os dados corroboram estudos anteriores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que estimaram o consumo de energia nos mesmos 0,1%. Por outro lado, o BTC também consome cerca de 0,4% da energia global que é desperdiçada anualmente.

Isto significa que a atividade reutiliza eletricidade que, de outro modo, seria desperdiçada. Este percentual pode chegar a 2,8% apenas nos EUA, país onde 65% da energia produzida é perdida ou desperdiçada.

Relação entre produção global de eletricidade e consumo do BTC. Fonte: BMC.

Tesla voltará a aceitar Bitcoin?

Agora, com a revelação de novos dados oficiais sobre a mineração de BTC, o mercado pode voltar seus olhos para a Tesla e, especificamente, Elon Musk. Afinal, a fabricante de carros voltará a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento?

Em março, Musk anunciou pela primeira vez que a empresa aceitaria BTC como meio de pagamento. A euforia durou menos de um mês, pois a Tesla voltou atrás em maio. Na ocasião, Musk alegou que o BTC só seria aceito novamente caso a mineração passasse a utilizar mais de 50% de energia sustentável.

Até o momento da escrita desta matéria, nem Musk nem a Tesla se pronunciaram sobre o relatório. Musk inicialmente faria parte do BMC, mas seu papel foi posteriormente reduzido a participação em um painel sobre mineração de BTC.

Leia também: Bitcoin tem pior trimestre desde 2018, mas julho pode ser positivo

Leia também: Binance passa a ser investigada em Taiwan, Ilhas Cayman e Singapura

Leia também: Bitcoin corrige novamente e mercado de criptomoedas acompanha

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.