Economia

Binance acusada de ajudar empresas iranianas a contornar sanções

À medida que o setor de criptomoedas cresce, mais envolvido ele se torna nos meandros geopolíticos atuais. Um exemplo é Binance, que vem sendo acusada de ajudar empresas iranianas a evitar as sanções americanas.

A exchange responde a uma acusação por permitir transações, para empresas sancionadas, em cerca de US$ 8 bilhões, informou a Reuters. Desse modo, as transações feitas na Binance tiveram como destino outra empresa que ‘lavava’ o dinheiro.

De acordo com as investigações, as pessoas sancionadas moviam dinheiro da Binance para a Nobitex. Esta, por sua vez, uma empresa que fornece, deliberadamente, meios para os iranianos contornarem as sanções.

Binance

Entre todas as transações relevantes processadas pela Binance, três quartos foram feitas em TRON ( TRX ). A  criptomoeda é preferida pelos usuários, justamente seguindo por um conselho da Nobitex. A empresa recomenda o uso do TRX devido ao anonimato e a possibilidade de proteção contra sanções.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Binance alega que a “a Binance.com” não é uma empresa dos EUA e, portanto, não tem obrigação de seguir sanções imposta pelos EUA. Porém, está “tomamos medidas proativas para limitar nossa exposição ao mercado iraniano.”

Em julho de 2022, a Reuters descobriu pela primeira vez que a exchange ainda estava trabalhando com usuários iranianos. Naquela época, a Binance respondeu dizendo que “segue estritamente as regras de sanções internacionais”.

Além disso, afirmou que usou “ferramentas de nível bancário” para impedir que entidades sancionadas usassem sua plataforma. No entanto, isso parece não corresponder 100% com a verdade devido à nova declaração da empresa.

Desde 2020, a justiça dos EUA pede que a Binance limite sua atuação para pessoas envolvidas com os iranianos. Assim, já no final de 2020, os promotores federais dos EUA pediram à Binance que fornecesse registros internos detalhados sobre suas verificações contra lavagem de dinheiro (AML).

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.