Categorias Notícias

Banco central da Índia afirma que criptoativos não estão banidos no país

Após vários adiamentos da decisão a respeito do status legal dos criptoativos na Índia, a Suprema Corte do país finalmente anunciou uma decisão: criptoativos não são ilegais no país.

De acordo com o portal Bitcoin.com, a decisão foi proferida durante uma audiência na semana passada. O advogado da Associação de Internet e Celular da Índia (IAMAI), Ashim Sood, leu as respostas fornecidas pelo Banco Central da Índia (RBI) em resposta à representação da associação contra o fechamento das contas bancárias de exchanges locais.

O RBI foi ordenado pela Suprema Corte a responder a cada argumento apresentado na representação sobre as restrições bancárias que impunha à indústria, incluindo as exchanges. O Economic Times informou que a resposta do RBI veio como um documento de 30 páginas, no qual estava a seguinte afirmação:

“O Reserve Bank da Índia disse que não proibiu criptomoedas como o Bitcoin na Índia, mas apenas cercou entidades reguladas, como bancos, que traziam riscos associados à negociação de tais instrumentos virtuais.”

Em outras palavras, o documento afirma que as restrições impostas pelo RBI foram aos bancos e exchanges de criptomoedas, e não aos criptoativos em si. Trata-se de um avanço se levarmos em conta que o governo chegou a cogitar a proibição total das criptomoedas no país durante o ano passado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os velhos argumentos

O RBI justificou as restrições bancárias alegando que as atividades de criptomoedas “representam riscos financeiros e de reputação, além de outros riscos legais e operacionais”, uma justificativa muito comum utilizada para casos semelhantes.

“Quaisquer vias possíveis que facilitem a transferência anônima de fundos além das fronteiras devem ser autuadas com rapidez e rigor. É um fato admitido que as VCs [moedas virtuais] foram usadas para comprar mercadorias ilegais e ilícitas, que variam de armas e munições a drogas”, afirmou o RBI em seu documento.

No entanto, o próprio governo indiano disse ao advogado Rajya Sabha em julho do ano passado que “as criptomoedas podem ser usada para atividades secretas e ilegais, mas não há dados que corroborem que elas estejam sendo usada principalmente para essas atividades.”

Na semana passada, a Suprema Corte retomou a audiência do caso. Durante os três dias de audiências, Sood apresentou amplos argumentos na tentativa de convencer o tribunal a dar ganho de causa para as exchanges. Ele afirma que, ao exigir o cancelamento das contas bancárias das exchanges de criptomoedas, o RBI de fato baniu as atividades do setor na Índia. O tribunal estava programado para ouvir o caso novamente na terça-feira, 21 de janeiro, mas não foi convocado. Provavelmente, uma nova audiência será marcada para esta quarta-feira, 22 de janeiro.

Leia também: Mercado de criptoativos permanece preso na mesma zona de valorização

Leia também: Banco Central da França apresenta estudos sobre a tecnologia Blockchain

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.