Categorias Notícias

Audiência na Câmara discute regulação do mercado de criptoativos; GBB é convocado mas não comparece

Nesta quarta-feira, 04 de setembro, aconteceu na Câmara dos Deputados uma audiência pública sobre a regulação de criptoativos com foco no Projeto de Lei proposto 2303/2015, de autoria do Deputado Aureo Ribeiro.

Estiveram presentes na ocasião Leandro Vilain, Diretor de Negócios e Operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e Tiago Barroso de Melo, Representante da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF). Também foram convidados Leonardo Cordouro e Jorge Luiz Faya, Diretor Jurídico e Consultor Jurídico do Grupo Bitcoin Banco, respectivamente, no entanto, esses dois últimos não compareceram à audiência.

Convidados

O primeiro a falar foi Leandro Vilain. Ele destacou a popularidade obtida pelos criptoativos, deu uma definição sobre eles e mostrou as diferenças entre moeda fiduciária e criptomoedas.

“Há um equívoco quando se denomina esses ativos como ‘criptomoedas‘, pois eles não seguem a definição de curso forçado e a definição clássica de moeda”, explicou.

Já Tiago Barroso, que é perito criminal da Polícia Federal, destacou alguns aspectos de regulação e dos tipos de transações que podem ser feitas com criptoativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Barroso também destacou os crimes que podem ser praticados com criptomoedas – entre eles, o já esperado uso para compra de drogas, armas e outros. Ele também citou outras criptomoedas e as vantagens que, segundo ele, elas possuem em relação ao Bitcoin. A Litecoin (maior velocidade de transações) e a Monero (maior privacidade) foram algumas citadas por ele.

Bancos versus exchanges

Porém, o destaque da audiência foi o “debate” entre o Deputado Aureo Ribeiro, autor do PL, e Leandro Vilain. O foco da discussão foi o encerramento de contas bancárias de empresas que trabalham com criptomoedas por parte de instituições bancárias, que tem causado prejuízos a muitas empresas do novo setor.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.