Mercado

Analista traz prós e contras da disparada nas taxas do Bitcoin

O ecossistema de criptomoedas está enfrentando um aumento generalizado nos preços das taxas. Tanto o Bitcoin (BTC) quanto o Ether (ETH) estão mais caros, e nem as segundas camadas escaparam desse aumento.

No caso do Bitcoin, a atual alta de preços ocorre em meio a um enorme congestionamento de transações rede Bitcoin. Esse congestionamento resultou em uma alta tão forte que a Binance chegou a suspender os saques de BTC esta semana.

Contudo, muitos analistas enxergam esse movimento como positivo, pois revela o quanto o Bitcoin ainda precisa melhorar. Na visão de Willy Woo, esse movimento pode contribuir para ajudar o Bitcoin a melhorar de forma mais rápida.

Prós e contras

Na segunda-feira (8), quando o congestionamento na rede do Bitcoin chegou no auge, Woo falou sobre o evento. De acordo com o analista, a disparada nas taxas tem prós e contras que podem ajudar a rede. A maior vantagem das altas taxas, na visão de Woo, é o aumento da segurança da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso porque a disparada aumenta o custo de um ataque de negação de serviço (DDoS), por exemplo, onde um invasor lota a rede de transações para impedir seu funcionamento. Este ataque é mais fácil de ocorrer em redes nas quais a taxa é barata.

Portanto, o alto preço retira o incentivo para este tipo de ataque. Em contrapartida, Woo admite que o cenário não é o ideal para os nós e a descentralização. Afinal, com taxas mais caras, menos pessoas terão condições de utilizar a rede.

Ao mesmo tempo, Woo afirmou que as taxas altas são boas para o futuro do Bitcoin. Eventualmente, as recompensas dos blocos tenderão a zero algum dia, e o único incentivo que os investidores terão para dar segurança no protocolo será as taxas necessárias para transações

Portanto, quanto maiores as taxas, maior será o incentivo para os mineradores. E para seguir com taxas em alta, o Bitcoin precisa de novos tipos de uso. O comentário de Willy Woo está diretamente ligado à causa integral do aumento da taxa de rede, que são os Bitcoin Ordinals.

“A descentralização é fundamental no momento. Eu teria preferido que o impacto dos Ordinals fosse muito mais tarde, quando o orçamento de segurança se tornasse mais urgente, seria em um momento em que a descentralização já está ancorada”, afirmou.

Esperança para o avanço do Bitcoin

A inconveniência causada pelas altas taxas de gás na rede do Bitcoin é considerada um ataque pelo crescimento dos Ordinais, que muitos chamam de “shitcoins distintas”. Embora a rede não tenha um coordenador aparente, é provável que vejamos mais desses NFTs no curto prazo. O Binance NFT acaba de anunciar suporte para os Bitcoin Ordinals.

Supondo que valha a pena focar nos pontos destacados por Woo, isso pode ser bom. No entanto, a recompensa do bloco não será reduzida a zero até pelo menos 2140, mas as taxas altas são um problema imediato. Como tal, a inconveniência pode prejudicar o protocolo mais do que se pode imaginar neste momento.

A esperança para o Bitcoin será o surgimento de outras soluções de segunda camada para ajudar a Lightning Network a amortecer o impacto de transações crescentes no protocolo. Ou seja, camadas que sirvam para acomodar os Ordinals e outros protocolos, aliviando os custos de transação na blockchain.

De fato, a Binance já anunciou que vai integrar a Lightning Network para aliviar o congestionamento, e as soluções relacionadas podem ajudar notavelmente a mudar as perspectivas da rede.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.