De acordo com uma postagem no blog de 3 de maio do gerente de comunidade da Ethereum Foundation, Tim Beiko, os principais desenvolvedores do Ethereum já estão nos “estágios finais de planejamento” para Dencun.
“Atualmente, nós temos um conjunto provisório de [Propostas de melhoria do Ethereum] incluído na próxima atualização de rede”, disse Beiko.
A atualização principal incluída no Dencun é o EIP-4844, também conhecido como “Proto-Danksharding” ou “The Surge”. Os pesquisadores antecipam que a atualização reduzirá os custos associados à transação no Ethereum Layer 2 em ordens de magnitude. Mas Beiko não ofereceu nenhum cronograma para quando o Dencun pode ser ativado.
A notícia chega quando as redes da Camada 2 (layer 2 ou L2) emergiram como a principal solução de dimensionamento do Ethereum. Os Layers 2 superaram a rede principal do Ethereum em volume diário de transações no mês de fevereiro. Além disso, os L2s estão hoje superando o Ethereum pelo dobro com 2 milhões de transações diárias. As transações L2 atingiram um pico de quase 4 milhões há seis semanas. Enquanto isso, a atividade da rede principal permaneceu estável em cerca de 1 milhão por dia nos últimos seis meses.
Os L2s representam um valor total bloqueado (TVL) de US$ 9,3 bilhões, de acordo com o L2Beat. Isso é igual a um quinto de todo o TVL do setor de DeFi, de acordo com o DeFi Llama.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
The Surge do Ethereum
O EIP-4844 vai substituir os “dados de chamada” com uso intensivo de blocos atualmente armazenados na rede junto com as transações por “blobs”. Os analistas sugerem que a atualização vai melhorar a taxa de transferência da L2 em ordens de magnitude. Ao contrário dos calldata, os Blobs não competem com as transações Ethereum por gás, reduzindo de forma significativa o espaço de blocos associado ao processamento de transações em L2.
Em uma aparição recente no The Defiant Podcast, Carl Beekhuizen, da Ethereum Foundation, disse que o custo de armazenamento de dados na rede é a principal barreira que restringe a escalabilidade das redes da Camada 2.
“A ideia por trás do Danksharding e do EIP-4844 é fornecer armazenamento de dados realmente barato… para que os L2s possam fornecer transações baratas para seus usuários”, disse ele.
Outras três atualizações
Além disso, Beiko confirmou que o Dencun incluirá pelo menos três outras atualizações.
O EIP-1153, por exemplo, vai introduzir o “armazenamento transitório”, que permite que certos dados sejam descartados das transações em vez de armazenados na rede. A atualização melhorará ainda mais a disponibilidade de espaço de bloco. Ao mesmo tempo, reduzirá os custos associados ao armazenamento de dados na blockchain.
O EIP-6475, também chamado SSZ Optionals, é um companheiro para proto-danksharding — que introduz um novo tipo de transação que usa codificação de serialização simples (SSZ). De acordo com Beiko, o EIP-6475 garante que os formatos de transação sejam compatíveis com o futuro, os desenvolvedores de atualização do SSZ planejam introduzir no futuro.
O EIP-6780 vai desativar o opcode SELFDESTRUCT, que é usado para rescindir um contrato inteligente. Beiko disse que a função não está se comportando conforme o esperado para certos casos de uso, acrescentando que as equipes dos clientes estão considerando diferentes soluções para modificar o código.
O roteiro ambicioso da rede ETH
O Ethereum está passando por um período de transformação significativa que começou com o The Merge em setembro passado, quando houve a transição para o consenso de Proof of Stake (PoS). Assim que o The Surge estiver ativo após Dencun, o Ethereum passará por três outras atualizações importantes na forma de The Verge, The Purge e The Splurge.
The Verge vai introduzir o Verkle trees e clientes sem estado para tornar o Ethereum mais leve e para reforçar a descentralização. Vitalik Buterin, cofundador e cientista-chefe do Ethereum, disse que após o The Verge, os usuários poderão lançar nós “sem ter centenas de gigabytes em seu disco”.
The Purge vai remover o histórico antigo da blockchain, o que significa que os nós não serão necessários para armazenar todo o histórico da blockchain. A rede excluirá os dados da transação após 30 dias, com provedores de infraestrutura como o explorador de blocos Etherscan que devem continuar compilando os dados históricos mais antigos.
Por fim, o The Splurge vai apresentar “todas as outras coisas divertidas”, reforçando a eficiência e o desempenho da rede não incluídos em outras atualizações.
Os principais desenvolvedores do Ethereum esperam que a rede entre em uma fase de relativa estabilidade após o The Splurge. Vitalik prevê que o Ethereum “se parecerá mais com um sistema que otimiza a segurança e a previsibilidade”.
–
*Tradução do artigo “Ethereum Developers In ‘Final Stages Of Planning’ Next Major Upgrade” com a autorização do The Defiant.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.