Notícias

14 fatos sobre a criação do Bitcoin

Há 14 anos a rede do Bitcoin ganhava vida quando seu criador, Satoshi Nakamoto, extraiu o bloco gênesis. Durante esse tempo o BTC passou por ciclos de adoção e repressão, ciclos de alta e baixa, além de ter ganhado o mundo.

Para celebrar esta conquista separamos 14 fatos sobre a criação do Bitcoin. Confira.

1- Não existem, nem nunca vão existir 21 milhões de bitcoins

Não estamos falando dos bitcoins perdidos nem tampouco dos Bitcoins de Satoshi. Segundo Jameson Lopp, um importante desenvolvedor do Bitcoin Core, o número total de satoshis que pode existir é 2.099.999.997.690.000, ou aproximadamente 20,99 milhões de bitcoins.

2. Bitcoin aceita sim contratos inteligentes

Quem diz que não é possível criar contratos inteligentes no Bitcoin está mentindo. No entanto, para a criação de tokens e NFTs no Bitcoin é preciso usar um terceiro. Desde 2016 existe a Counterparty , uma plataforma de NFT criada na rede Bitcoin que permite o desenvolvimento e transferência de tokens colecionáveis.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

3. Mais de um bilhão de endereços Bitcoin já foram criados

Desde que o primeiro endereço de carteira bitcoin foi criado em 3 de janeiro de 2009, o número delas cresceu exponencialmente. Assim, um total de 1.069.253.271 endereços Bitcoin foram criados nos últimos 14 anos .

4. O endereço datado mais antigo

Os dois endereços mais antigos e conhecidos do Bitcoin são o de Satoshi Nakamoto e o de Hal Finney.

5. As maiores transações de Bitcoin já registradas

A maior transação de Bitcoin foi realizada em 2011 quando alguem moveu 500.000 BTC,.

6. A maior baleia do mercado

Depois de Satoshi Nakamoto, que teria 1 milhão de Bitcoins, o fundo de investimentos Grayscale seria a maior baleia do mercado possuindo 635 mil bitcoins, o que representa 3% da oferta total de BTC.

7. C++

O Bitcoin foi criado usando a linguagem de programação C++

8. O Bitcoin já foi hackeado

Na história do Bitcoin apenas uma vez ele foi hackeado. O fato ocorreu em agosto de 2010, quando um usuário conseguiu explorar uma falha no código do Bitcoin e conseguiu emitir 184 bilhões de BTC.

A falha foi corrigida por Satoshi Nakamoto e pelo desenvolvedor Gavin Andresen, em tempo recorde. Duas horas após o evento, foi implementado um patch de código que corrigiu o problema para transações futuras.

Em seguida, foi realizado um hard fork, com o qual foi revertida a transação problemática. Os mineradores aceitaram a proposta e a nova blockchain superou a antiga no bloco 74.691.

9. A mensagem oculta

O bloco geneses do Bitcoin tem uma mensagem escondida. Dentro de seus hashes e dígitos , o bloco que deu vida ao Bitcoin guarda como mensagem a manchete do jornal britânico The Times daquele dia, que diz: “Chanceler à beira de um segundo resgate aos bancos” .

10. Há menos de 1% de chance de criar uma carteira duplicada

Teoricamente é possível a geração de duas carteiras diferentes com o mesmo endereço publico, mas em termos práticos o assunto parece apenas uma fantasia.

A probabilidade matemática de criar uma carteira que gere um endereço existente é tão remota que, se tentada, alguém levaria 30.000 anos para encontrá-la, usando um milhão de computadores que geram um milhão de endereços a cada segundo.

11. Milhões de BTC foram perdidos desde que o Bitcoin foi criado

De acordo com estimativas da Glassnode, mais de 1,8 milhão de BTC que não se movem há mais de 10 anos podem ser perdidos para sempre.

Isso representa quase 10% de todos os bitcoins emitidos até agora e uma porcentagem significativa dos 21 milhões de BTC que serão gerados no total.

12. Site dava 5 bitcoins de graça

O primeiro faucet de Bitcoin foi criada por Gavin Andresen, e premiava as pessoas com 5 Bitcoins apenas por clicar em um botão.

13. O primeiro preço do Bitcoin.

Em 5 de outubro de 2009, um serviço recém-nascido de compra e venda de bitcoin, chamado New Liberty Standard, estabeleceu uma taxa de 1.309,03 BTC por US$ 1 .

Essa relação de valor entre as duas moedas foi estabelecida como resultado do custo do consumo de energia da mineração de Bitcoin . Basicamente, o preço do bitcoin surgiu como resultado do custo da eletricidade da mineração da rede.

14. Bitcoin Cash

Um dos maiores embates das historia do Bitcoin foi a batalha de hash que originou o Bitcoin Cash. Na epoca havia uma discussão sobre aumentar o tamanho do bloco na rede BTC. A guerra colocou mineradores contra o Bitcoin Core, mas no final a política do Bitcoin Core venceu e os mineradores criaram o Bitcoin Cash.

Leia também: Dificuldade do Bitcoin deve aumentar 3,82% para o máximo histórico de 39 trilhões 

Leia também: Confira as 5 criptomoedas mais compradas pelas baleias do Ethereum

Leia também: Bitcoin pode ser aceito em área do Capitólio, nos EUA, se resolução foi aceita

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.