O senador republicano pelo estado do Texas, nos Estados Unidos, Ted Cruz, apresentou ao Senado uma proposta que permitirá, se aprovada, o uso de criptomoedas, como o Bitcoin (BTC), em áreas do Capitólio – local de reunião do Congresso estadunidense. Isso inclui aceitar cripto em restaurantes, máquinas de venda automática e outros estabelecimentos.
A resolução foi encaminhada ao Comitê de Regras e Administração do Capitólio. No entanto, o texto precisa da aprovação da Câmara e do Senado para entrar em vigor.
Resolução prevê que comércio no Capitólio aceite criptomoedas
Cruz apresentou a Resolução ACCEPT na última quarta-feira (25). A sigla significa, em português, Adotar Criptomoeda no Congresso como uma Resolução de Troca de Pagamento por Transações. Se for adotada, a resolução pode fazer com que o governo dos EUA contrate fornecedores de alimentos e operadores de máquinas de venda automática que aceitem cripto.
A Resolução ACCEPT não é um projeto de lei, mas sim uma resolução concorrente. Esse dispositivo serve para fazer ou alterar regras para a Câmara e o Senado. Ou seja, a Resolução ACCEPT não se aplicaria a nenhuma máquina de venda automática ou venda de alimentos e outros bens fora do Capitólio.
“Uma resolução simultânea exigindo que o Arquiteto do Capitólio, o Secretário do Senado e o Diretor Administrativo da Câmara dos Representantes contratem prestadores de serviços de alimentação e fornecedores de máquinas de venda automática para o Complexo do Capitólio que aceitam criptomoedas e para outros fins”, diz a resolução.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A resolução não especifica, no entanto, nenhum tipo de criptomoeda, ou se a resolução impedirá pagamentos em dinheiro ou cartão. Tampouco há informações sobre o eventual cronograma para essa resolução.
Vale destacar que em novembro passado, Cruz pressionou pela adoção de criptomoedas como forma de pagamento nos prédios do Capitólio por meio de um documento com redação semelhante.
A Resolução ACCEPT é uma resolução com um escopo pequeno, e os próximos passos são para o Senado e a Câmara concordarem (ou discordarem) sobre adotá-la ou não. A resolução não precisa da aprovação do presidente Joe Biden.
Cruz tem sido um forte defensor das criptomoedas, especialmente elogiando o Bitcoin por sua descentralização. O senador também já sinalizou seu interesse em tornar o Texas um hub para o Bitcoin e para outras criptomoedas. Além disso, ele apoia a mineração de cripto para monetização.