Notícias

Zcash corrige bug que permitia atacar todos os Full nodes

Zcash comunicou recentemente sobre uma falha no sistema que permitia um ataque no seu Blockchain.

Com o erro encontrado no protocolo, qualquer pessoa mal intencionada poderia atacar o Blockchain do Zcash através dos Full Nodes. De acordo com os desenvolvedores do Zcash, era uma vulnerabilidade de Denial-of-Service (ataque de negação de serviço) que foi corrigido na última atualização.

A descoberta do bug

O erro foi descoberto em 12 de abril e os desenvolvedores Zooko Wilcox e Paige Peterson foram responsáveis por divulgar a solução para os usuários. A origem do bug foi uma mudança feita na versão 1.0.4 do Zcash.

Na versão Zcash 1.0.4, foi feita uma alteração de cálculo para aumentar a prioridade das transações blindadas, o que resultou na vulnerabilidade encontrada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

ZcashCo

A solução foi incluída na versão 1.0.8-1, que segundo a equipe de desenvolvimento, se uma transação é executada corretamente para atacar a rede, apenas os usuários com clientes vulneráveis ??aceitarão a transação em seu MemPool vulnerável.

“Exchanges, wallets e mineradores já implementaram a atualização. Nenhum ataque foi detectado”, trecho da publicação no blog de Zcash.

Como posso saber se um ataque está ocorrendo?

ZcashCo, exchanges, fornecedores de carteiras e mineradores implementaram sensores que detectam ataques deste tipo. No caso de um ataque ser detectado, ZcashCo tomará as seguintes ações: Os desenvolvedores do Zcash emitirão um alerta dentro da rede, fazendo com que todos os Nodes zcashd anunciem o ataque em potencial.

Desde o inicio de 2017 a criptomoeda Zcash (ZEC) vem tendo forte valorização, isso sem contar suas últimas conquistas – uma delas foi a integração na Smart Wallet da coinBR que ocorreu no inicio de abril deste ano, sendo possível pagar boletos, recarregar celulares e pagar até impostos. A coinBR é a única startup brasileira a possuir a Zcash em seu portfólio.

A última novidade, é a disponibilidade de uma Wallet na Apple Store, vale lembrar que a politica de liberação de aplicativos na plataforma da Apple é bem regida.

Ainda na fase de amadurecimento Zcash tem mostrado seus esforços corrigindo rapidamente seus problemas, e acima de tudo vem ganhando destaque no mercado, hoje ela é 12º criptomoeda no ranking do Coinmarketcap.com, site que lista as principais criptomoedas.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.