A comunidade cripto está em pé de guerra com o YouTube há algum tempo. Isso ocorre porque, de forma injustificável, a empresa vem censurando e banindo conteúdos relacionados aos criptoativos.
O problema já acontece há algum tempo. Mesmo após a reclamação de diversos entusiastas das criptomoedas, parece que o Youtube não está próximo de oferecer uma solução para os criadores de conteúdo
Por isso, é importante entender o que está acontecendo, bem como saber quais foram os últimos canais afetados pela política do Google.
YouTube suspende o canal Altcoin Daily por 48 horas
O YouTube suspendeu o canal Altcoin Daily, que conta com cerca de 215 mil seguidores. Segundo a empresa, a suspensão se deu em decorrência de o canal “encorajar atividades ilícitas”.
Dessa forma, apenas após uma campanha massiva da comunidade cripto no Twitter, através de milhares de Tweets com a hashtag #FreeAltcoinDaily, o YouTube removeu a suspensão.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, o banimento durou dias, sem que a empresa tivesse uma resposta adequada à situação.
No caso, o maior problema, para a comunidade cripto, reside no fato de que o YouTube não justifica os seus banimentos de forma adequada.
Assim, os criadores de conteúdo não sabem como evitar o algoritmo censurador, e acabam sendo prejudicados de forma reiterada.
A situação do Altcoin Daily é ainda mais grave, pois a alegação de encorajamento de atividades ilícitas é grave.
De todo modo, a suspensão do Altcoin Daily está longe de ser o primeiro caso de “má-vontade” com conteúdo cripto.
Conteúdo cripto é censurado com frequência no YouTube
Conforme reportado anteriormente pelo CriptoFácil, a censura de conteúdo cripto é comum, no YouTube, há alguns meses.
Nos meses passados, o Bitcoin.com teve o seu canal bloqueado. Além disso, o Cointelegraph teve algumas lives restritas pelo YouTube. Outros canais de menor expressão também tiveram problemas semelhantes com as suas contas, desde o final de 2019.
Porém, o que causa indignação dos criadores de conteúdo cripto é o fato de que os golpes que utilizam criptomoedas continuam sendo aplicados, nas propagandas do YouTube.
Dessa maneira, os giveaway scams que utilizam a imagem de famosos, como acontece com Elon Musk, continuam ativos na plataforma.
O problema dos golpes de Bitcoin que utilizam a imagem de terceiros é tão grave que Steve Wozniak, cofundador da Apple, está processando o YouTube.
Finalmente, é necessário ressaltar que os criadores de conteúdo tratam de assuntos completamente legítimos.
Por isso, se espera que o Google, que é dono do YouTube, seja capaz de permitir a transmissão de conteúdo cripto com mais liberdade.
Leia também: Bitcoin atingirá alta histórica se vencer resistência, afirma Tone Vays
Leia também: Mais dólares foram impressos em julho do que em 200 anos
Leia também: Banco Central libera testes para pagamentos via WhatsApp