DeFi

Wash Trading responde por 45% do volume de NFT negociados em 2022, diz relatório

A técnica de manipulação de mercado conhecida como “wash trading” impulsionou de forma significativa o volume de NFT negociados no ano de 2022.

Em poucas palavras, wash trading é uma técnica de manipulação de mercado em que um investidor vende e compra simultaneamente o mesmo ativo para criar atividades falsas e enganosas com relação ao seu valor e liquidez. No caso do wash trading com NFT, o objetivo é fazer com que o ativo pareça mais valioso do que realmente é.

Wash trading com NFTs

De acordo com o pesquisador e analista de dados on-chain “hildobby”, embora em janeiro deste ano os volumes de negociação de NFTs tenham atingido cerca de US$ 20 bilhões – uma alta histórica – boa parte disso era de “wash trades”. Ou seja, eram movimentações enganosas.

Segundo o analista, cerca de 80% das negociações de NFTS em janeiro de 2022 foram wash trades. “Uma enorme quantidade de volume de negociação NFT no Ethereum é uma miragem”, disse ele.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme explica o analista, o método mais comum de wash trading é negociar os próprios NFTs entre duas carteiras que você controla pela maior quantidade de ETH possível.

“O objetivo é acumular recompensas simbólicas com um valor superior às taxas de gás que você paga”, explicou, referindo-se às recompensas que as plataformas pagam aos usuários com seus tokens nativos, como RARI e X2Y2.

Análise de wash trading

Em sua análise, hildobby usou quatro filtros para identificar comportamentos de negociação estranhos.

  • 1: Comprador = Vendedor: quando o mesmo endereço de carteira é o comprador e o vendedor de um NFT.
  • 2: Negociações de ida e volta: quando o mesmo NFT é negociado entre duas carteiras diferentes;
  • 3: NFTs comprados 3x (Excluindo ERC1155): quando o mesmo endereço tem 3 ou mais compras do mesmo NFT;
  • 4: Comprador e vendedor financiados pela mesma carteira: quando uma carteira única financia as carteiras que negociam o NFT ou quando uma carteira financia a outra.

“Quando aplicamos todos esses filtros, os resultados são surpreendentes. No Ethereum, por exemplo, as wash trades representam apenas 1,5% de todas as negociações. Mas mais de US$ 30 bilhões em volume de negociação NFT – quase 45% do total – é proveniente de wash trading”, afirmou.

Em outras palavras, embora a quantidade de negociações fraudulentas seja pequena, o volume movimentado nessas negociações é muito expressivo.

Ainda de acordo com o analista, a grande maioria do volume de wash trading vem da LooksRare e da X2Y2. “Essas duas plataformas são centrais de wash trade – com 98% e 87% de seus respectivos volumes impulsionados pela atividade.”

Enquanto isso, na OpenSea, os wash trades representam apenas 2,4% do volume e menos de 1% dos trades.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.