Categorias Notícias

Vodafone abandona projeto Libra do Facebook

Mais uma empresa apoiadora da Libra, a moeda digital do Facebook, abandonou o projeto. De acordo com a agência de notícias BBC, o grupo britânico de telecomunicações Vodafone anunciou nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, através de um porta-voz, que decidiu se retirar da Associação Libra. 

“Dissemos desde o início que o desejo da Vodafone é dar uma contribuição genuína para ampliar a inclusão financeira. (…) Continuamos totalmente comprometidos com esse objetivo e sentimos que podemos dar o máximo de contribuição, concentrando nossos esforços na [plataforma de pagamentos móveis] M-Pesa.”

O chefe de políticas e comunicações da Associação Libra, Dante Disparte, também se pronunciou sobre a saída do Grupo Vodafone e afirmou que o projeto prosseguirá:

“Embora a composição dos membros da associação possa mudar com o tempo, o design da governança e da tecnologia da Libra garante que o sistema de pagamento Libra permaneça resiliente”.

Debandada dos apoiadores da Libra

Em junho de 2019, o Facebook anunciou que lançaria sua própria moeda digital em parceria com outros membros. No entanto, desde então, vê diversos apoiadores abandonando o projeto por conta do ceticismo de autoridades reguladoras.

A Vodafone se junta a outras grandes companhias na debandada, incluindo PayPal, MasterCard, Visa, eBay, Mercado Pago, Booking e Stripe.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sobre a Associação Libra

A Associação Libra é um consórcio sem fins lucrativos liderado pelo Facebook para gerenciar a criptomoeda Libra e o projeto da stablecoin. O grupo foi formado oficialmente em outubro e contou contava com o apoio inicial de 28 supostos membros fundadores.

Em outubro, as maiores economias do mundo alertaram que criptomoedas como Libra representam um risco para o sistema financeiro global. Conforme reportado pelo CriptoFácil, na ocasião, cinco países membros da União Europeia (UE) juntaram-se para lutar contra a emissão da stablecoin. 

Leia também: Libra Association cria comitê de 5 membros para supervisionar o desenvolvimento técnico do projeto

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.