Economia

Vitória de Milei marca momento crucial para Bitcoin na Argentina, diz Grayscale

A Grayscale, uma das maiores gestoras de fundos de investimento, apontou a vitória do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, como um marco crucial para o futuro do Bitcoin (BTC) no país, destacando possíveis mudanças significativas no cenário econômico.

Segundo a Grayscale, a presidência de Milei pode pavimentar o caminho para a integração das criptomoedas na economia argentina, potencialmente oferecendo soluções para problemas crônicos como inflação e instabilidade financeira.

A vitória de Milei é vista como um possível ponto de virada na abordagem de economias em desenvolvimento em relação às moedas digitais, aproximando o Bitcoin de seu papel como meio de troca soberano e impulsionando um sistema financeiro mais inclusivo.

As expectativas em torno do economista liberal libertário estão ligadas à sua proposta de eliminar o Banco Central e o peso argentino, optando pela liberdade monetária e possível dolarização, algo que ganhou destaque durante sua campanha eleitoral.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bitcoin na Argentina

A Grayscale enfatizou a postura pró-Bitcoin de Milei e suas críticas às instituições financeiras centralizadas, particularmente ao Banco Central da República Argentina (BCRA), evidenciando sua visão do Bitcoin como um dinheiro moderno capaz de combater a inflação, atribuindo essa capacidade à emissão descentralizada e limitada da criptomoeda.

A eleição de Milei já causou um aumento notável no preço do Bitcoin, ressaltando o impacto direto das mudanças políticas no ecossistema das criptomoedas. Esse movimento reflete a percepção do mercado sobre as perspectivas futuras com um governo voltado para a liberdade monetária.

Considerando os desafios econômicos da Argentina, com altas taxas de inflação e desvalorização da moeda local em relação ao dólar, a Grayscale destaca a oportunidade única que as criptomoedas oferecem para modernizar a política monetária do país.

Com uma inflação anual de 143% e uma desvalorização de 117% do peso argentino em relação ao dólar no ano anterior, a visão de Milei sobre o Bitcoin se alinha com sua busca por uma moeda soberana, resistente à inflação e independente das políticas monetárias nacionais.

A Grayscale alerta para a urgência de soluções diante da hiperinflação e desvalorização monetária, enfatizando a necessidade de um novo caminho para a economia argentina. A gestora ressalta que o país é o terceiro no ranking global de inflação, mesmo com a economia encolhendo cerca de 5% no segundo trimestre de 2023.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.