Categorias Notícias

Vitalik Buterin provoca queda em SHIB e outros tokens tirando liquidez

Ao que parece, o hype das “criptomoedas meme” acabou mal, como previu um analista. Isso porque o criador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, resolveu intervir na situação.

O primeiro alvo foram as “criptomoedas meme” inspiradas em cachorros, clones da Dogecoin (DOGE). Ele simplesmente começou a vender tudo que tinha dos tokens Shiba Inu (SHIB), AKITA e outros.

Segundo o analista Igor Igamberdiev, Buterin vendeu cerca de 2,19 trilhões de tokens SHIB. A transação foi realizada há menos de uma hora.

O que motivou Buterin, possivelmente, foram as altas taxas provocadas pela febre envolvendo esses tokens. A ação gerou críticas de alguns entusiastas, que questionaram a descentralização do Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Logo em seguida, outros tokens começaram a ser despejados no mercado. O diretor de pesquisa do The Block, Larry Cernak, alertou que o token AKITA, por exemplo, teve 50 bilhões de unidades trocadas por Ether (ETH).

Razões por trás da atitude

A atitude, embora pareça inesperada, havia sido prevista por Igamberdiev. Na terça-feira (11), ele alertou que Buterin poderia causar fortes impactos na liquidez do SHIB.

Segundo ele, o criador do Ethereum possuía cerca de 49,5% da provisão de liquidez para o token. Desta forma, ele poderia causar algum “episódio” se resolvesse despejar todos no mercado.

No mesmo dia, Cermak alertou sobre o peso que esses tokens estavam causando no Ethereum. O foco da sua análise foram especialmente as altas taxas de negociação, que subiram ainda mais com essa febre.

Especula-se que o objetivo de Buterin com a retirada de liquidez foi salvar o Ethereum dessa explosão de taxas.

Com menor liquidez no mercado, os usuários enfrentam mais dificuldades para negociar os tokens. Em outras palavras, o criador do Ethereum estaria sacrificando o SHIB na expectativa de baratear as taxas.

O fato causou um verdadeiro frenesi. Assim que a notícia se espalhou, os investidores correram para se desfazer de seus tokens. Os tokens de cachorros, que enriqueceram muitos, agora enfrentam um verdadeiro mar vermelho de quedas.

A velocidade e o volume das operações foi tamanha que muitas delas chegaram a falhar. Cermak destacou que pelo menos duas delas não foram aprovadas de imediato pela Uniswap.

Derrubada gera reclamações

Essa atitude gerou até reclamações de usuários. Muitos investidores desses tokens afirmaram que essa seria mais uma prova da centralização do Ethereum.

Um desses usuários chegou a dizer que Buterin estava derrubando os tokens para proteger a “prova de centralização” do Ethereum.

Até mesmo doações de tokens de cães estariam sendo feitas por ele. Esta doação de AKITA, por exemplo, foi feita para o Gitcoin, uma plataforma para suporte de projetos open source.

Assim como o SHIB, o AKITA também desabou de preço nos últimos minutos. Até o momento da escrita desta matéria, a queda chega a 45% e não dá sinais de interrupção.

Leia também: Ethereum quase rompe R$ 23.000; analistas falam sobre seu futuro

Leia também: Criptomoeda supera o Bitcoin e já vale quase R$ 500.000

Leia também: Inflação dispara nos Estados Unidos e atinge maior alta desde 1982

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.