Categorias Notícias

Vitalik Buterin anuncia nova atualização do Ethereum

Nesta semana, Vitalik Buterin, criador do Ethereum, anunciou uma nova solução que irá compor código da segunda maior criptomoeda do mercado. O “Sharding” é uma solução que pretende resolver o problema de escalabilidade otimizando o processo de verificação de transações e contratos inteligentes ao dividir a blockchain em partes chamadas shards. Ao invés de fazer com que cada nó percorra todo o histórico de transações da rede, o Sharding permite que determinados nós sejam atribuídos a determinados shards, otimizando o processo de verificação das transações pelos nós.

Segundo reportagem da CCN, já existe uma prova de conceito do Sharding disponível no GitHub e no Reddit do Ethereum. Buterin publicou uma descrição mais detalhada de toda a solução.

Para Fred Ehrsam, co-fundador da Coinbase, para que o Ethereum possa suportar aplicações descentralizadas – Dapps – com milhões de usuários ativos, ele precisará melhorar sua escalabilidade mais de 100 vezes.

Atualmente, os desenvolvedores esperam que o Sharding Casper e Plasma sejam as soluções que possam resolver este problema. Ambas soluções vêm sendo trabalhadas há algum tempo. No início de 2018, a Fundação Ethereum já havia sinalizado que, em sua opinião, o escalonamento da rede é “o principal desafio técnico e o mais importante”. Para tanto, ela lançou uma série de programas de subsídios para incentivar os desenvolvedores a trabalharem tanto no Sharding quanto em soluções de segunda camada (layer 2).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Equipes independentes de desenvolvedores, empresas e grupos universitários e acadêmicos são bem-vindos para se candidatar. Reconhecemos que diferentes tipos de candidatos podem exigir formatos e processos diferentes e estamos dispostos a sermos flexíveis para acomodar as necessidades de equipes individuais”, disse Buterin na época.

Parece que seu apelo deu certo e em breve o Sharding será implementado no Ethereum junto com outras atualizações que prometem manter sempre na vanguarda uma das maiores criptomoedas do mercado.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.