Tecnologia

Visa revela experiências para incorporar Ethereum a sua rede de pagamentos

A renomada empresa de serviços financeiros Visa anunciou dois experimentos com o objetivo de incorporar a tecnologia do Ethereum à sua rede de pagamentos. Essas iniciativas têm como foco a “abstração de contas” e aprimoramento da experiência de pagamento, abrindo caminho para uma possível adoção mais ampla das criptomoedas.

Um dos experimentos realizados pela Visa está relacionado ao conceito de abstração de contas no Ethereum. Essa abordagem, presente na proposta ERC-4337, visa simplificar a gestão e o acompanhamento das transações, incluindo o pagamento de comissões e assinaturas.

A função, por exemplo, permite o pagamento de taxas de transação em Ethereum utilizando stablecoins ou outros tokens, em vez de utilizar o ETH, criptomoeda nativa da rede.

Por meio de contratos inteligentes, a Visa implementou contratos Paymaster na rede de teste Goerli do Ethereum. Esses contratos possibilitam que os usuários evitem o pagamento de taxas de transação se um terceiro, como um processador de pagamento digital ou uma carteira digital, estiver disposto a cobri-las.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Essa medida reduz o atrito nas transações e pode incentivar a adoção em massa. Afinal, torna as transações gratuitas para os usuários por meio de suas carteiras. Ao permitir que os usuários realizem transações sem se preocupar com as taxas, elimina-se uma das principais barreiras para a adoção em massa das criptomoedas.

Visa adota o Ethereum

O segundo experimento da Visa concentra-se no uso de stablecoins e outros tokens para o pagamento de taxas de transação. Nesse caso, o processador de pagamentos assume a taxa em ETH, mas recebe em troca o equivalente em outra criptomoeda, como Tether (USDT) ou USD Coin (USDC), escolhida pelo usuário.

Além desses experimentos, a Visa demonstra interesse contínuo no Ethereum e em outras criptomoedas. Além disso, a empresa destaca que ainda há muito espaço para crescimento e aprimoramento nessa área.

Conforme a infraestrutura necessária para suportar essas implementações se desenvolve, incluindo Bundlers públicos (serviços que agrupam e processam transações em nome dos usuários) e oráculos (que fornecem informações externas para um blockchain), a integração do Ethereum na rede de pagamentos Visa deve avançar ainda mais.

A iniciativa da Visa em incorporar o Ethereum em sua rede de pagamentos reflete o crescente interesse das grandes empresas financeiras em criptomoedas e tecnologia blockchain.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.