Categorias Notícias

Venezuela lança banco de investimento com apoio do token El Petro

Buscando cada vez mais apoio institucional para o projeto de sua criptomoeda, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou, no início de maio, que o país vai contar com uma nova instituição bancária destinada aos jovens e que será financiada pelo El Petro.

Maduro fez o pronunciamento durante uma manifestação de jovens realizada no estado de Aragua, e a Telesur reporta que ele se comprometeu a financiar o projeto com 20 milhões de unidades do El Petro que, segundo ele, valem US$1,2 bilhão. Maduro deu alguns detalhes sobre o funcionamento do banco, embora ainda não seja claro como ele irá conseguir “acalmar” uma das maiores crises econômicas do mundo vivida pelo país, na qual 80% da população está abaixo da linha da pobreza e promovendo uma imigração em massa que atingiu todos os países que fazem fronteira com a Venezuela, inclusive o Brasil.

No mesmo dia em que anunciou o novo banco destinado aos jovens, Maduro realizou uma grande intervenção no maior banco privado da Venezuela, o Banesco, que teve seu presidente Óscar Doval e outros dez diretores presos acusados de facilitar ou acobertar “ataques” contra o bolívar, por meio da saída de papel moeda para outros países e da especulação com o preço do dólar no mercado negro.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.