Categorias Notícias

Vasil: conheça o novo hard fork da Cardano

A Cardano passará por um novo hard fork em breve conforme revelou seu fundador Charles Hoskinson em um vídeo gravado no dia 12 de abril. De acordo com Hoskinson, a nova divisão receberá o nome de Vasil e será muito maior do que os forks anteriores.

O nome Vasil foi escolhido em homenagem Vasil Dabov, amigo de Hoskinson e ex-embaixador da Cardano. Dabov faleceu em dezembro de 2021.

Hoskinson afirmou que o hard fork ocorrerá em junho, mas não especificou uma data. Ele também afirmou que a atualização trará uma “melhoria maciça de desempenho para a Cardano”.

Se preparando para a Consensus

No início do vídeo, Hoskinson mencionou que está se preparando para o próximo Consensus 2022, que acontecerá no Texas de 9 a 12 de junho. A conferência é vista por ele como uma oportunidade de abrir a Cardano para os negócios.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos lá, e estamos tentando fazer com que muitas pessoas venham e montem estandes e conversem. Obviamente, também sediaremos um evento específico da Cardano na Consensus”, disse

Dessa forma, é provável que a atualização seja lançada em algum momento próximo ao evento.

Que mudanças o hard fork pode trazer?

Conforme a explicação de Hoskinson, o Vasil introduzirá várias melhorias de dimensionamento na Cardano. Nesse sentido, as novidades incluem “pipelining, novos CIPs Plutus, armazenamento em disco, entre outras.

As novidades visam tornar a Cardano mais segura e pronta para melhorar o suporte a outras aplicações, conforme explica o fundador.

“Em combinação com ajustes de parâmetros, esses recursos melhorarão o rendimento da Cardano e otimizarão o sistema para acomodar uma gama crescente de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi), contratos inteligentes e DEXs.”

Além dessas mudanças, a equipe da Cardano está trabalhando para oferecer novos produtos e recursos a seus usuários, como uma loja DApp, uma nova carteira leve e pontes que permitem mover ativos da cadeia principal para sidechains.

Essas sidechains permitirão a criação de DEX onde os usuários poderão trocar seus ADAs por BTC e vice-versa. As trocas funcionarão por meio de contratos inteligentes incorruptíveis, evitando assim a possibilidade de fraudes.

Ou seja, a Cardano pretende ficar mais segura e à prova de falhas, sobretudo ataques hackers.

Cronogramas agressivos

Uma das maiores reclamações dos usuários é a demora nas atualizações da Cardano. Nessa linha de pensamento, a rede teria ficado para trás e, portanto, perdido espaço para seus concorrentes. Mas Hoskinson também falou a respeito do cronograma de atualizações da Cardano.

Segundo ele, a equipe tem centenas de engenheiros trabalhando em cronogramas “insanamente agressivos”. Além disso, o fundador da Cardano rebateu as críticas a uma suposta demora nas atualizações.

“Se você ouvir a mídia especializada em criptomoedas e os críticos, eles parecem acreditar que a Cardano não existe. É tudo apenas um golpe bem elaborado e nada foi construído e realizado. Eles estão errados”, disse.

Para ilustrar seu ponto, Hoskinson observou que uma equipe de desenvolvedores da Cardano se reunirá em Barcelona nos dias 17 e 18 de maio. Na pauta da reunião está a discussão sobre contratos inteligentes e detalhar o processo de credenciamento das diferentes carteiras no Vasil.

Leia também: Corretores imobiliários vão vender casas no metaverso

Leia também: Bitcoin é enviado de Miami para Polônia em 3 minutos via Lightning

Leia também: Análise com precisão histórica de 72% aponta qual será o preço do LUNA em 30 de abril

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.