Categorias Notícias

USDC não cobrará taxas de transferência: é possível?

A stablecoin USDC da Circle quer eliminar as taxas nas transações.

Assim, com base na implementação de um novo contrato inteligente e na execução de melhorias no protocolo, a startup lançou o USDC 2.0.

Portanto, esta é uma nova versão da criptomoeda  que pretende eliminar o pagamento de taxas em ETH por transação.

Contudo, isso vai contra o núcleo da blockchain. Isso é possível?

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

GAS

De acordo com informações publicadas no blog da Circle, esta nova versão da stablecoin ficou disponível em 27 de agosto.

Portanto, eles acrescentam que a atualização permitirá aos desenvolvedores de carteiras digitais oferecer o pagamento do GAS com USDC, e não com ETH.

A Circle explica que, normalmente, os usuários da maioria das carteiras digitais que suportam USDC devem comprar e manter um saldo em Ether (ETH) para pagar as taxas.

Portanto, a publicação observa que esta prática estava criando “uma enorme barreira para a adoção e uso generalizado de stablecoins”.

Consequentemente, com o lançamento do USDC 2.0, novas funcionalidades foram introduzidas para eliminar a complexidade.

Desta forma, os provedores de serviços com USDCoin poderão pagar taxas em nome dos clientes ou permitir que eles paguem comissões em USDC.

Agilizar o processo de pagamento

O objetivo é agilizar o processo de pagamento usando apenas a stablecoin, com taxas expressas e pagas com USDC.

A Circle, o consórcio Centre e a Coinbase, na qualidade de emissores do USDC, darão suporte para essas melhorias de protocolo em seus respectivos produtos e serviços.

Asim, qualquer desenvolvedor pode integrar e oferecer suporte a essas implementações usando o contrato público inteligente USDC.

Além de “nenhum pagamento de gás”, a atualização do USDC 2.0 apresenta outras melhorias.

Isso inclui um novo conjunto de contratos de assinaturas múltiplas em cadeia, incluindo novos mecanismos de consenso.

Portanto, o objetivo é ajudar a melhorar a aceitação e mover os processos humanos off-line para relacionamentos com várias assinaturas na cadeia, declarou.

As operações de back-office podem ser gerenciadas dentro do blockchain em vez de fora dele.

Especialista opina

Jeff Prestes é especialista em desenvolvimento na blockchain Ethereum.

Ele falou ao CriptoFácil sobre o anúncio da Circle:

“Ao meu ver, ao usar o termo ‘gasless’ [ou seja, sem GAS] a Centre se refere à percepção do usuário final de não pagar GAS, a taxa da rede Ethereum. Não há como mudar o Ethereum e não pagar GAS. Entendo que essa funcionalidade deles permite terceirizar o pagamento da taxa para os sistemas de carteira ou meios de pagamentos.

Ou seja, a wallet, por exemplo, paga o GAS para a rede e depois deduz do cliente em USDC. Sublinho esse detalhe aqui para ajudar ao leitor a entender melhor: ‘USDC 2.0 introduz envios sem GAS, que permite aos desenvolvedores de carteira remover essa complexidade da experiência do usuário, parando estas taxas em nome dos clientes ou deduzindo estas taxas em USDC em vez de ETH’.

Ideia similar foi proposta pela OpenZeppelin em 2019. A GSN e outros especialistas também propuseram algo similar, que ficou conhecido no Ethereum como ‘MetaTransactions’.”

Ou seja, a Circle não removerá a taxa GAS. Em vez disso, ela criou um sistema por meio do qual o usuário não paga diretamente a taxa transacional – que é obrigatória.

Leia também: Jornalista sabe quem é Satoshi Nakamoto e apresenta provas

Leia também: Bitcoin pode voltar aos R$ 50 mil com falta de contratos futuros

Leia também: Confira os cinco criptoativos que mais se valorizaram durante a semana

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.