Categorias Notícias

Universidade de Santa Catarina foca em projeto de “tempestividade” da blockchain

Por meio de um convênio de cooperação técnico científica entre o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a empresa BRy Tecnologia S.A., o Brasil lidera um projeto chamado “Tempestividade em Blockchain”, que, a grosso modo, quer “carimbar” a tecnologia, ou seja, fixar o tempo na blockchain.

“Um problema pouco explorado em blockchains é como aferir precisamente a datação do momento (tempestividade) em que transações são criadas e confirmadas. Quando uma transação é criada, ela é imediatamente propagada entre os mantenedores do blockchain. A propagação não é uniforme e a confirmação das transações ocorre usualmente em lotes (blocos). A tempestividade da confirmação da transação pode ser então deduzida da data e hora presentes em cada bloco processado. Ocorre que artigos científicos já mostraram que a precisão da data e hora do bloco pode variar até 10 minutos para mais ou menos em alguns blockchains. Portanto, essa imprecisão da tempestividade de transações pode ser proibitiva para inúmeras aplicações”, salienta o comunicado enviado ao Criptomoedas Fácil.

Segundo o comunicado, a falta de um carimbo de tempo preciso na blockchain pode limitar a aplicação da cadeia de blocos em diferentes aplicações, por exemplo, no pagamento de obrigações com prazo rígido como impostos, ou ainda, para registrar transações de negociações em bolsa de valores ou lances em leilões eletrônicos.

O projeto será coordenado pelo Prof. Martín Vigil, que obteve seu doutorado na Universidade Tecnológica de Darmstadt (Alemanha) e possui diversas publicações sobre sistemas de proteção a longo prazo de dados digitais, incluindo blockchains. Com o projeto, a BRy aponta ao mercado que disponibilizará soluções para transações em blockchain com o carimbo do tempo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto o Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina é um laboratório de pesquisa em informática especializado na área de segurança em computação, a BRy Tecnologia A BRy Tecnologia, que aposta constantemente em parcerias e pesquisas na área de documentos eletrônicos seguros, hoje é referência no Brasil em soluções para datação digital, assinatura e certificação digital.

Leia também: MIT e universidades dos EUA juntam-se para construir uma criptomoeda para superar o Bitcoin

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.