DeFi

Uniswap (UNI) explode 50% em 1 hora com nova proposta para recompensar usuários

O token UNI, nativo da exchange descentralizada (DEX) Uniswap, disparou mais de 50% na apenas uma hora após a divulgação de uma proposta que visa promover uma atualização na governança do protocolo de finanças descentralizada (DeFi).

De acordo com dados do CoinGecko, o preço de UNI saltou de US$ 7,20 para mais de US$ 10,98 em um curto intervalo de tempo. Trata-se do maior preço registrado pelo criptoativo desde abril de 2022.

Gráfico de preço do token UNI nas últimas 24 horas – Fonte: CoinGecko

UNI dispara com nova proposta para governança

De acordo com a nova proposta, apresentada nesta sexta-feira (23) pelo líder de governança da Fundação Uniswap, Erin Koen, trata-se de uma “atualização em grande escala na governança do protocolo Uniswap para incentivar uma delegação ativa, engajada e ponderada”.

“Especificamente, propomos atualizar o protocolo de modo que seu mecanismo de taxas recompense os detentores de tokens UNI que delegaram e fizeram staking seus tokens”, diz a proposta.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A ideia é que a votação para a proposta ocorra já no início do mês de março.

Conforme destacou Koen, a proposta busca “revigorar e fortalecer” o sistema de governança do Uniswap. Especificamente, a proposta é atualizar o protocolo para que seu mecanismo de taxas recompense os detentores de tokens UNI.

“Dentro de 5, 10, 20 anos, o sucesso contínuo do Uniswap – e se ele realmente se tornará a camada de liquidez da Internet – terá sido o resultado dos seus delegados e das decisões que tomarem”, destacou Koen.

Para ele, o “parasitismo e a apatia” continuam a ser riscos existenciais para a sustentabilidade do Protocolo Uniswap. Isso porque, segundo ele, menos de 10% dos tokens UNI em circulação são usados para votar uma determinada proposta. Além disso, uma grande parte da delegação existente está “obsoleta”.

“Estamos entusiasmados por revigorar a governação – incentivando não só a delegação, mas também uma delegação ponderada e ativa – vinculando a delegação a taxas de protocolo”, enfatizou.

A proposta em questão ficará aberta para comentários durante os próximos sete dias. Em seguida, em 1º de março, a Fundação Uniswap publicará a página para votação da proposta.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.