Colunistas

Uniswap pretende se tornar um mercado para ‘todos os ativos digitais’

Quando a Uniswap estreou o seu novo agregador de mercado de NFTs na quarta-feira, também fechou o Genie, o agregador de mercado NFT que havia adquirido em junho.

“O gênio voltou para a lâmpada”, brincou Scott Gray, fundador da Genie que se tornou chefe da NFT da Uniswap.

Mas o mercado de NFT da Uniswap não é apenas Genie com uma nova marca magenta, insiste Gray. Em entrevista ao The Defiant, Gray mencionou a diferença entre os dois agregadores, a aquisição da Genie pela Uniswap, o debate sobre os royalties de NFTs e por que certos mercados não são apresentados na nova plataforma.

Além disso, Gray abordou o fundo de risco recém-criado da Uniswap Labs em busca de um investimento que ajudasse a escala da empresa. Enquanto isso, Teo Leibowitz, chefe da Uniswap Labs Ventures, respondeu com uma aquisição.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Na verdade, não pensei muito sobre isso porque estávamos decididos a arrecadar dinheiro”, disse ele. “E então ligamos para Hayden [Adams, fundador da Uniswap], e acho que foi aí que tudo se encaixou.”

Adams lançou uma visão na qual eles criaram uma plataforma que serviria como “o mercado para todos os ativos digitais”, disse Gray.

Ponte DeFi e NFTs

Em uma aparição na Rug Radio na quarta-feira, Adams disse que a mudança traria duas comunidades relativamente isoladas sob o mesmo teto.

“Apenas 20% das pessoas que compraram um NFT no passado usaram uma DEX. Parte disso é apenas aproximar as bases de usuários”, disse Hayden Adams.

A equipe da Genie “voltou completamente à prancheta após a aquisição”, disse Gray, concentrando-se na redução do custo de negociação de NFTs, listando um número maior de NFTs e descentralizando o protocolo.

Após seu lançamento na quarta-feira, a Uniswap divulgou taxas de transação 15% mais baixas do que os agregadores concorrentes. Ao mesmo tempo, anunciou listagens extraídas de oito mercados diferentes. A Uniswap também publicou o código por trás da interface do usuário e o contrato inteligente que executa o próprio mercado.

Código aberto

“Qualquer um pode contribuir; qualquer um pode bifurcar [e] competir conosco na interface e no contrato inteligente”, disse Gray. “Somos o primeiro grande mercado de NFT que possui um front-end de código aberto.”

A Uniswap entra em um mercado lotado que inclui vários iniciantes, incluindo o SudoSwap, por exemplo, um novo mercado de NFT lançado no início deste ano. Entre as inovações do SudoSwap está o sudoAMM, que permite aos usuários depositar ETH e uma combinação de NFTs de uma única coleção, ao longo de uma faixa de preço específica, chamada de curva de títulos. Eles podem ganhar taxas de negociação à medida que outros usuários trocam NFTs por ETH ou vice-versa.

O modelo permite ainda que os usuários implantem um pool que comprará ou venderá programaticamente um NFT a um determinado preço, semelhante a ordens limitadas. Além disso, os usuários também têm a opção de vender NFTs imediatamente em um pool a um preço cotado, em vez de aceitar uma oferta como na OpenSea.

Sem planos para NFT AMM

Apesar da posição da Uniswap como o principal criador de mercado automatizado em finanças descentralizadas, não há planos para o mercado de NFTs da Uniswap implementar um recurso no estilo sudoAMM, de acordo com Gray.

Ele e o fundador monônimo do SudoSwap, Owen, são amigos, e as inovações que o SudoSwap trouxe para o mercado NFT são, em parte, o que o inspirou a criar o Genie, disse ele.

“Ele realmente arrasou com o SudoSwap, e o Uniswap, como agregador, está apoiando a inovação e garantindo que essas inovações e eficiências de mercado sejam trazidas à tona e possam ser descobertas”, disse Gray. “Acreditamos agora que o SudoSwap tem uma solução realmente boa e não há como realmente inovar. Não queremos competir apenas por competir.”

Além do SudoSwap, o Uniswap extrai listagens de OpenSea, X2Y2, LooksRare, Larva Labs, Foundation, NFT20 e NFTX. Uma omissão notável é o Blur, o mercado apoiado pela Paradigm, lançado em outubro , e que rapidamente se tornou o segundo mercado mais popular por volume de transações. A razão é simples, de acordo com Gray.

Integração de desfoque

“Estávamos realmente ansiosos para integrar o Blur, mas eles ainda não têm uma API voltada para o público”, disse ele. “Assim que eles entregarem isso para nós, vamos integrá-los o mais rápido possível.”

Parte da popularidade do Blur vem de suas taxas – ou da falta delas. O Blur não cobra taxas de transação e permite que os comerciantes comprem e vendam sem aplicar os royalties solicitados pelo artista. A negociação no Blur é, para todos os efeitos, gratuita, o que lhe permitiu conquistar participação de mercado. Afinal, outras plataformas tomaram a decisão de impor taxas aos criadores.

Os mercados que tornaram os pagamentos opcionais este ano enfrentaram intensa resistência de artistas que dizem que nunca teriam se interessado por NFTs se não fosse pela promessa de que poderiam obter receita recorrente com as vendas secundárias de seu trabalho.

Agnóstico sobre Royalties

Como agregador, o mercado NFT da Uniswap será agnóstico sobre o assunto, disse Gray.

“Não decidimos os royalties do criador; pegamos as propriedades do mercado [de origem] – portanto, usamos quaisquer que sejam as políticas que eles tenham ”, disse ele. “Os usuários devem poder votar com seus dólares, com seu apoio, com quais princípios eles se alinham mais.”

Os planos futuros incluem fazer e aceitar ofertas em todos os mercados integrados simultaneamente, de acordo com Gray.

“Estamos tentando resolver a ineficiência de capital no mercado e, para NFTs, há muito disso”, disse ele. “As pessoas mencionam que os NFTs não são um mercado líquido. Bem, é porque é muito cedo e ninguém fez o trabalho duro de construir toda essa infraestrutura.”

*Tradução do artigo Uniswap Aims To Become Marketplace For ‘All Digital Assets’: NFT Chief com autorização do The Defiant

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Novas regras para empresas de criptomoedas em Nova Iorque

Leia também: Galaxy Digital compra empresa da ‘falida’ Celsius

Leia também: Binance pode encerrar programa de queima de Luna Classic; entenda

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.