Um dos mais importantes portos da Europa adere à plataforma blockchain da IBM e da Maersk

A Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA), da Espanha, assinou um acordo no qual colaborará com a IBM em sua plataforma de remessa Tradelens, conforme mostra a agência de notícias Cointelegraph. A Tradelens é uma plataforma digital baseada na tecnologia blockchain desenvolvida pela IBM e gigante de transporte marítimo internacional Maersk.

Algeciras é um dos 10 portos mais movimentados da Europa, hospedando mais de 70 milhões de toneladas de tráfego de carga anualmente. Em 2017, o porto teve um volume de 4,3 milhões de contêineres.

De acordo com uma nota da APBA, a plataforma permitirá à autoridade trocar informações e documentação de forma mais segura e eficiente entre parceiros dentro de uma cadeia de suprimentos. Pela nota, a plataforma gerará valor para os transportadores, agentes de carga, operadores logísticos e empresas de transporte.

A agência de notícias local Europa Press afirma que até o final de 2018, a solução integrou mais de 100 organizações e 20 operadores portuários. A Tradelens registrou 230 milhões de envios e processou mais de 20 milhões de contêineres.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os principais operadores portuários têm implementado cada vez mais a tecnologia blockchain para agilizar suas operações. Em outubro de 2018, o Porto de Roterdã, na Holanda, fez uma parceria com o grande banco holandês ABN AMRO e a subsidiária de TI da Samsung para testar a blockchain para envio.

Em junho de 2018, uma subsidiária da Abu Dhabi Ports tornou-se a primeira entidade no país a implantar sua própria solução de blockchain. A subsidiária, Maqta Gateway LLC, desenvolveu e lançou a Silsal – uma tecnologia baseada em blockchain que visa melhorar a eficiência no setor de transporte e logística.

A operadora portuária líder no Reino Unido, Associated British Ports, assinou um acordo em setembro de 2018 com o facilitador de logística digital Marine Transport International para desenvolver uma blockchain para logística portuária.

Leia também: Maior empresa de energia da Espanha passa a usar blockchain para rastrear energia renovável

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.