Colunistas

Turistas de criptomoedas saem em meio à chatice do mercado, sugerem dados de pesquisa

A criptografia é chata de novo?

Essa pode ser uma interpretação dos dados de pesquisa que The Defiant examinou esta semana. Os principais termos de pesquisa relacionados a criptomoedas estão em declínio desde janeiro, sugerindo que os comerciantes de varejo e os turistas DeFi estão saindo do setor.

De acordo com os dados do Google Trends, as pesquisas por palavras-chave criptográficas estão em declínio constante em todos os setores. O volume de ‘NFT’ caiu dois terços em relação ao pico de janeiro, sugerindo que o mercado de não fungíveis está esfriando seriamente.

Nível mais baixo

O tráfego para Ethereum e Bitcoin também caiu pela metade desde janeiro e atualmente está em seu nível mais baixo desde dezembro de 2020.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nenhuma surpresa, realmente. Os mercados de criptomoedas estão mais voláteis do que o normal desde a alta histórica de novembro passado. Nos últimos dois anos, as criptomoedas capturaram a imaginação de investidores comuns e instituições de Wall Street, à medida que a pandemia de Covid-19 estimulou dinheiro de estímulo sem precedentes apoiado pelo Estado e plataformas de comissão zero como Robinhood tornaram as negociações super fáceis.

Os ativos digitais registraram ganhos impressionantes no início de 2021, com o CEO da Tesla, Elon Musk, fazendo proselitismo de seus seguidores para Bitcoin e Dogecoin, e o lançamento da Beacon Chain definindo o roteiro da Eth2 . Os mercados acabariam por atingir o topo em maio, antes que o interesse crescente dos NFTs e o lançamento do Ethereum do EIP-1559 recapturassem a atenção das massas.

Desde que a criptomoeda atingiu o pico em novembro e a  bolha da NFT atingiu o pico em janeiro, os investidores recuaram.

Os dados do Google Trends sugerem que, enquanto a alta de 2017 foi impulsionada pelo novo interesse do varejo no Bitcoin, o mercado em alta de meados de 2021 foi alimentado por uma demanda sem precedentes por Ethereum e Dogecoin, juntamente com o ressurgimento do tráfego de BTC.

Tráfego de pesquisa do Google para ‘DeFi’, ‘Ethereum’, ‘NFT’, ‘Bitcoin’ e ‘Dogecoin’ ao longo de 5 anos.
Fonte: Google Trends

Em maio de 2021, as pesquisas por Bitcoin ficaram notavelmente aquém de seus máximos de 2017 em um quarto e foram momentaneamente superadas por Dogecoin, enquanto o tráfego para Ethereum disparou para máximos de todos os tempos.

Por outro lado, o período que antecedeu as máximas históricas de novembro de 2021 parece ter sido impulsionado pelo crescente interesse em NFTs. Bitcoin e Ethereum também experimentaram um aumento notável no volume de buscas durante o terceiro trimestre, que atingiu o pico em outubro – apenas algumas semanas antes de os mercados de criptoativos registrarem seus recordes atuais, embora seu tráfego de buscas tenha atingido aproximadamente metade do que foi registrado em maio.

As pesquisas por ‘NFT’ continuaram a subir até os mercados não fungíveis atingirem o pico em janeiro, com o termo superando o Ethereum em 170% na época. Apesar de muitos criptoativos terem atingido o pico em novembro, as pesquisas por Bitcoin e Ethereum voltaram aos níveis de outubro em janeiro.

Mas o tráfego para os principais termos de criptografia secou desde então.

Tráfego de pesquisa do Google para ‘DeFi’, ‘Ethereum’, ‘NFT’, ‘Bitcoin’ e ‘Dogecoin’ ao longo de 12 meses.
Fonte: Google Trends

Os dados do Google mostram que os recentes mercados em alta para diferentes classes de ativos criptográficos foram impulsionados por regiões geográficas distintas no ano passado.

O tráfego do Google para NFT veio predominantemente da Ásia, com Cingapura, Hong Kong e China dominando as pesquisas. Taiwan e Filipinas também geraram volumes significativos de buscas.

Dogecoinmania

Por outro lado, a Dogecoinmania foi um fenômeno predominantemente ocidental, com a Turquia, os EUA e o Canadá representando a maioria das pesquisas. Cingapura, Holanda e Austrália também representam tráfego significativo para Dogecoin.

A grande maioria das pesquisas por Bitcoin veio de El Salvador nos últimos 12 meses, com a pequena nação da América Central se tornando o primeiro país a reconhecer o Bitcoin como moeda legal para todas as transações em setembro. O tráfego salvadorenho para Bitcoin foi o triplo do segundo colocado da Holanda, seguido pela Nigéria, Turquia e Áustria.

As pesquisas por Ethereum também se originaram de regiões variadas, com Kosovo, Cingapura e Macedônia do Norte no topo da lista. Canadá, Suíça e Turquia também mostraram interesse significativo no computador mundial nos últimos 12 meses.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Metaverso MOBOX anuncia oficialmente o lançamento do MOMOverse

Leia também: Quatro criptomoedas para ficar de olho ainda esta semana

Leia também: Twitter da China, Weibo, anuncia suporte para NFTs

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.